Ambiente de testes

BC vai selecionar dez projetos em 2021 no 1º ciclo do sandbox regulatório

As regras para o sandbox, no entanto, preveem que o número poderá chegar a 15

(Beto Nociti/BCB)

O Banco Central aprovou as regras de funcionamento do ciclo 1 do sandbox regulatório. Empreendedores e instituições interessados em participar poderão se inscrever para este primeiro ciclo de 22 de fevereiro a 19 de março de 2021.

Conforme o BC, serão selecionados dez projetos entre 22 de março e 25 de junho. As regras para o sandbox, no entanto, preveem que o número poderá chegar a 15. “Esse prazo poderá ser prorrogado por até 90 dias, caso o número de inscritos seja igual ou superior ao dobro do número de vagas”, informou o BC por meio de nota. “O Ciclo 1 terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As atividades terão início cinco dias úteis após a publicação do resultado.”

O sandbox regulatório é um ambiente em que entidades são autorizadas pelo BC para testar, por um período determinado, projetos inovadores na área financeira ou de pagamentos. Neste período, é observado um conjunto específico de disposições que amparam a realização controlada e delimitada de atividades. O objetivo é permitir que novos negócios se desenvolvam e elevem a concorrência nos mercados.

De acordo com o BC, as propostas de participação no sandbox regulatório devem abranger as seguintes áreas: soluções para o mercado de câmbio; fomento ao mercado de capitais por intermédio de mecanismos de sinergia com o mercado de crédito; fomento ao crédito para microempreendedores e empresas de pequeno porte; soluções para o open banking; soluções para o Pix; soluções para mercado de crédito rural; soluções para o aumento da competição no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB); soluções financeiras e de pagamento com potenciais efeitos de estímulo à inclusão financeira; e fomento a finanças sustentáveis.

As regras para o ciclo 1 do sandbox regulatório constam da Resolução BCB nº 50.

Quer receber aluguel sem ter imóvel? Thomaz Merluzzi, estrategista de Fundos Imobiliários da XP, oferece treinamento gratuito para quem busca uma fonte de renda passiva – inscreva-se já!