Banif destaca múltiplos atrativos e crescimento da Even para 2012

Corretora, no entanto, discorda da opinião da empresa de que o aumento nos estoques de imóveis inflaciona o mercado

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório com a Even (EVEN3) após a reunião pública com analistas da companhia, a Banif Corretora avalia que o crescimento da empresa e seus múltiplos atrativos justificam sua recomendação de compra. A corretora tem o preço-alvo de R$ 11,00 para o ativo EVEN3 até o final deste ano, o que representa um potencial de valorização de 76,85% em relação ao fechamento desta terça-feira (29).

O analista Flávio Conde afirma que a decisão da empresa em investir R$ 2,5 bilhões em lançamentos para 2012 – um crescimento de 25% sobre as projeções de lançamentos para este ano – é positiva, “uma vez que a companhia já está estruturada para trabalhar em todos os níveis nesse patamar”.

Outro fator positivo abordado durante a reunião com investidores foi as perspectivas de melhora de geração de caixa no segundo semestre de 2012, mostrando que a empresa não está preocupada em seguir as expectativas dos analistas. “Eles disseram que se aparcer terrenos interessantes para lançar bons projetos vão priorizar estes ao invés de não fazê-los para apresentar caixa positivo num determinado trimestre e satisfazer o mercado”, diz Flávio Ronde, que assina o relatório da Banif.

Continua depois da publicidade

Dilema nos estoques
A Even afirma ainda que o estoque atual de imóveis deve aumentar para 8 ou 9 meses de vendas contratadas nos próximos trimestres – atualmente o estoque está em 6,3 meses de vendas contratadas, no acumulado em 12 meses. Embora a empresa avalie que os estoques muito baixo são ruins e inflacionam o mercado, Ronde discorda disso por acreditar que estoque baixo mostra a assetividade dos lançamentos da companhia, eficiência de vendas, maior geração de caixa e menor risco.

Ainda em relação a estoques, a companhia afirma que terrenos devem ser comprados conforme oportunidades forem surgindo, já que a empresa costuma trabalhar com dois anos de estoque. Em 2012, a modalidade permuta para essas aquisições pode aumentar em relação ao dinheiro, podendo chegar a 45% do total.

“Além dos sólidos fundamentos, consideramos os múltiplos da Even atrativos como preço/valor de liquidação em 55% contra 80% dos pares de valor de mercado e liquidez semelhantes, bem como o P/L (Preço/Lucro) de 5,2x, contra média de 6x de seus pares”, constata Conde.