Banco do Brasil

Maior instituição financeira do País, somando mais de R$ 720 bilhões em ativos, divide suas atividades em cinco principais segmentos de atuação

Em 12 de outubro de 1808, o Rei D. João VI fundava o primeiro banco brasileiro. Ainda que tenha ido à falência posteriormente em 1829 (decretada pelo próprio D. João VI), a data marca o início da história do Banco do Brasil, hoje a maior instituição financeira do País.

O retorno veio anos mais tarde, em 1851, por iniciativa do Barão de Mauá. Desde então, o Banco do Brasil só cresceu, somando hoje mais de R$ 720 bilhões em ativos, o que lhe põe na liderança isolada do setor bancário brasileiro.

Com uma atuação bastante diversificada, o Banco do Brasil divide suas atividades em cinco principais segmentos. O primeiro deles, o bancário, é o responsável pela parcela mais significativa dos resultados, e compreende serviços como depósitos, captações e operações de crédito.

Os demais segmentos são: de investimentos, no qual são realizados negócios no mercado de capitais doméstico, como intermediação e distribuição de dívidas; de gestão de recursos, que compreende compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, além de administração de carteiras, fundos e clubes de investimentos; de seguros, previdência e capitalização; e por fim, de meios de pagamento, com serviços de captura, transmissão, processamento e liquidação de transações com cartões de crédito e débito.

Estrutura
Órgão máximo da estrutura organizacional do Banco do Brasil, o Conselho de Administração é atualmente presidido por Nelson Henrique Barbosa Filho, em mandato que vai até 2011 – por ser um banco estatal, a nomeação do cargo é feita pelo Ministro da Fazenda.

O BB conta ainda com um Conselho Fiscal, composto por membros do Tesouro Nacional e da União, ambos também indicados pelo ministro da Fazenda, além de membros eleitos por acionistas minoritários. Na condução operacional do banco, está a Diretoria Executiva, presidida hoje por Aldemir Bendine.

Composição Acionária

Composição Acionária Banco do Brasil
AcionistaParticipação
União Federal:65,3%
   – Ministério da Fazenda51,9%
   – Fundo de Garantia a Exportação8,9%
   – Fundo Garantidor PPP2,3%
Mercado21,9%
Previ10,4%
BNDESPar2,4%
Em 31 de março de 2010

 

Ativos negociados
O Banco do Brasil compõe o Novo Mercado e possui somente ações ordinárias negociadas na bolsa brasileira, sob o código BBAS3. Além disso, a instituição também conta com ativos listados em Nova York, os ADRs (American Depositary Receipts), sob o ticker BDORY.

PUBLICIDADE

 

Para acessar a página oficial do site de Relações com Investidores do Banco do Brasil, clique aqui.