B2W diz estar otimista com Black Friday e que espera dobrar o tamanho do marketplace no 4° tri

Em teleconferência, o diretor financeiro e de relações com investidores da empresa disse que a varejista online está em uma trajetória muito positiva para se tornar geradora de caixa e que 2018 será muito melhor do que 2017

Paula Barra

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SÃO PAULO – A B2W (BTOW3), dona dos sites Submarino, Americanas.com e Shoptime, reafirmou a expectativa de derrubar a queima de caixa dos últimos anos. Em teleconferência sobre os balanços, Fabio da Silva Abrate, diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, disse que tudo indica para uma melhora na evolução do caixa nos próximos trimestres. 

“O 4° trimestre natural é gerador de caixa por natureza, mas tudo indica que vamos conseguir uma evolução muito forte em 2017; e, para 2018, a nossa ideia é continuar evoluindo. Estamos em uma trajetória muito positiva para tornar a empresa em geradora de caixa. 2018 tende a ser muito melhor do que 2017; e, em 2019, os resultados serão extremamente positivos”, disse o executivo. 

Depois de anos queimando caixa, a B2W gerou R$ 44 milhões de caixa no 3° trimestre – o melhor resultado, para o período, nos últimos 4 anos (veja mais aqui). 

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 Abrate reforçou que o 4° trimestre deve ser forte em vendas. “Esse é o principal trimestre para nós e exige uma preparação muito grande. Para o Black Friday, por exemplo, estamos nos preparando há um ano e sem sombra de dúvidas nossa expectativa é muito positiva”. 

Segundo ele, a estimativa é que o marketplace continue em forte expansão. “Nossa expectativa é que dobre de tamanho no 4° trimestre e continue dando suporte para que os sellers cresçam e ganhem dinheiro em nossa plataforma”.

No 3° trimestre, as vendas do marketplace aumentaram em 101% na comparação com o mesmo período de 2016, atingindo 36% do GMV (‘gross merchandise value’ ou venda bruta de mercadorias próprias) total. 

Ele comentou ainda que a empresa segue avaliando as potenciais sinergias com a Lojas Americanas e uma delas é a retirada dos produtos nas lojas físicas. “Hoje temos essa opção. Usamos 300 das 1.200 lojas da Americanas”. Contudo, ele disse que a estratégia principal é a entrega na casa do cliente.