Siderurgia

Associação de aço da China diz que apóia supercargueiros da Vale

A Vale construiu os supercargueiros para diminuir o custo do frete para a China, maior importador do mundo de minério de ferro

PEQUIM – A Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) afirmou nesta quinta-feira (31) que apoiará o atracamento de supercargueiros da Vale (VALE3; VALE5) no país se isso levar a uma queda nos custos com minério de ferro para seus membros.

“Este é um assunto para autoridades de transporte, mas as empresas chinesas esperam que os preços do minério de ferro caiam e que os custos de transporte diminuam. Se isso ocorrer, eu apoio”, disse Zhang Changfu, secretário geral da entidade.

A Vale construiu os Valemax para diminuir o custo do frete para a China, o maior importador do mundo de minério de ferro, e competir melhor com as australianas BHP Billiton e Rio Tinto.

No entanto, os supercargueiros encontraram a grande resistência dos influentes donos de navios chineses, que temem que a mineradora use a frota para monopolizar o transporte e o mercado de minério de ferro à custa da China.