Toque para pagar

Apple lança recurso para lojas e varejistas aceitarem pagamentos diretamente no iPhone

Ainda há incertezas se usuários do Brasil conseguirão ter acesso à ferramenta, que será colocada em operação, primeiro, nos Estados Unidos

Por  Giovanna Sutto -

A Apple anunciou, nesta terça-feira (8), que pretende introduzir o chamado “Tap to Pay”, (ou toque para pagar), no iPhone.

O novo recurso vai permitir que comerciantes nos EUA usem os próprios iPhones para Apple Pay, cartões de crédito e débito sem contato e outras carteiras digitais, a partir de um simples toque no iPhone — sem a necessidade de um hardware adicional ou terminal de pagamento na loja.

O Tap to Pay no iPhone estará disponível para plataformas de pagamento e desenvolvedores de aplicativos para integrar em seus aplicativos iOS e oferecer como opção de pagamento para seus clientes pessoas jurídicas, disse a Apple em comunicado publicado em seu site.

“À medida que mais e mais consumidores estão usando carteiras digitais e os celulares para pagar por produtos, o Tap to Pay no iPhone fornecerá às empresas uma maneira segura, privada e fácil de aceitar pagamentos sem contato e desbloquear novas experiências de checkout usando o poder, a segurança e a conveniência do iPhone”, disse Jennifer Bailey, vice-presidente de Apple Pay e Apple Wallet da Apple.

Segundo ela, a ferramenta, feita em colaboração com plataformas de pagamento, desenvolvedores de aplicativos e redes de pagamento, vai tornar mais fácil a vida de empresas de todos os tamanhos — de empreendedores autônomos a grandes varejistas.

A tecnologia funciona no Brasil, mas a Apple não informou se a novidade chega por aqui.

Nos EUA, o recurso no iPhone funcionará com cartões de crédito e débito sem contato das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Discover, Mastercard e Visa.

Como vai funcionar

Embora não tenha compartilhado uma data em que o recurso estará disponível, a empresa explicou que os comerciantes poderão desbloquear a aceitação de pagamento sem contato por meio de um aplicativo iOS compatível com iPhones XS ou posteriores para liberar a nova função.

No checkout, o comerciante simplesmente solicitará que o cliente segure seu iPhone ou Apple Watch para pagar com o Apple Pay, seu cartão de crédito ou débito sem contato ou outra carteira digital próxima ao iPhone do comerciante, e o pagamento será concluído com segurança usando a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou pagamento por aproximação).

Nos EUA, o Apple Pay já é aceito em mais de 90% dos varejistas, e com esse novo recurso, praticamente todas as empresas, grandes ou pequenas, poderão permitir que seus clientes toquem para pagar no iPhone no checkout.

A Stripe, plataforma de pagamento americana, será a primeira a oferecer o recurso aos clientes nos EUA.

Ainda no comunicado, a empresa ressaltou que o novo recurso no iPhone será tão seguro quanto o Apple Pay. “Os dados de pagamento dos clientes são protegidos pela mesma tecnologia que torna o Apple Pay privado e seguro. Todas as transações feitas usando o Tap to Pay no iPhone são criptografadas e a Apple não sabe o que está sendo comprado ou quem está comprando”, afirmou a empresa.

Conheça as futuras gigantes da Bolsa e acelere sua liberdade financeira em um curso gratuito: assista!

Compartilhe