Confira ranking

Amazon e Alibaba lideram ranking BrandZ 2021 de empresas mais valiosas do varejo

Segundo lista da Kantar, as 20 maiores companhias do segmento totalizam US$ 1,2 bilhão em valor de marca

Amazon Mobile
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Pelo terceiro ano consecutivo, a Amazon é a marca mais valiosa do mundo, liderando a categoria de varejo do ranking BrandZ global, elaborado pela consultoria Kantar.

Com valor de marca avaliado em US$ 683,8 milhões, a gigante americana de e-commerce teve um incremento de 64% em seu valor em relação à última edição do levantamento.

O valor de contribuição de marca, feito pela Kantar, é a proporção do valor financeiro de uma marca, gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price.

Esta é a primeira vez, desde que a lista é elaborada, que uma companhia atinge mais de US$ 500 milhões em valor de marca, segundo a Kantar.

Em segundo lugar, aparece a chinesa Alibaba, com valor de US$ 196,9 milhões, crescimento de 29% na base anual.

As 20 maiores companhias do segmento totalizam US$ 1,2 bilhão em valor de marca, o que representa uma alta de 48% em relação ao ranking de 2020.

Leia também:
Correios: as empresas que já se posicionaram sobre a privatização da estatal

De acordo com a consultoria, a maior surpresa no setor de varejo partiu da plataforma chinesa Pinduoduo, que permite a conexão direta entre consumidores, agricultores e distribuidores. Dentro do setor de varejo, ela ocupa a sexta posição, com valor de US$ 21,7 milhões e ganho de 131%.

Com a pandemia, houve um avanço do comércio online e varejistas globais que conseguiram manter sua posição no mercado se destacaram – principalmente aquelas que investiram na experiência omnichannel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as marcas de maior sucesso no período, destacam-se as que se especializaram em móveis e reforma, como The Home Depot e Lowe’s. Isso ocorreu porque o cuidado com o lar ganhou mais espaço, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa.

Confira, a seguir, as 20 marcas mais valiosas em 2021, segundo a Kantar:

MarcaPaís de origemValor de marca em 2021Variação ante 2020
1. AmazonEUAUS$ 683,9 milhões64%
2. AlibabaChinaUS$ 196,9 milhões29%
3. The Home DepotEUAUS$ 70,5 milhões22%
4. WalmartEUAUS$ 59,5 milhões30%
5. JDChinaUS$ 44,5 milhões75%
6. CostcoEUAUS$ 35,1 milhões23%
7. PinduoduoChinaUS$ 21,7 milhões131%
8. IkeaSuéciaUS$ 21 milhões17%
9. Lowe’sEUAUS$ 20,7 milhões51%
10. AldiAlemanhaUS$ 17,7 milhões11%
11. TargetEUAUS$ 16,9 milhões60%
12. EbayEUAUS$ 16,7 milhões42%
13. Dollar GeneralEUAUS$ 13,4 milhõesN/A
14. Whole FoodsEUAUS$ 11,8 milhões30%
15. LIDlAlemanhaUS$ 11,7 milhões20%
16. TescoReino UnidoUS$ 10,8 milhões27%
17. WoolworthsAustráliaUS$ 10,4 milhões36%
18. CVSEUAUS$ 8,9 milhões1%
19. Sam’s ClubEUAUS$ 8,4 milhões23%
20. TJ MaxxEUAUS$ 7,8 milhõesN/A

Fonte: BrandZ

Calcule sua renda com FIIs
Baixe uma planilha gratuita que mostra o retorno com dividendos de uma carteira de fundos imobiliários:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.