Conteúdo Patrocinado
Oferecido por Construcast

Alexandre Fabian, da Plaenge, maior construtora do Sul do Brasil, fala dos desafios e realizações da empresa

Em mais um episódio do Construcast, sócio-diretor relembrou o início da empresa fundada pelo pai e como a montadora alemã colabora com o modelo de produção

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

O convidado do episódio 24 do Construcast é o sócio-proprietário da Plaenge, Alexandre Fabian. Formado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo, na década de 80, ele  foi para Cuiabá-MT no início da carreira e por lá ficou 18 anos tocando as obras da empresa. Há 15 anos retornou para Londrina-PR, de onde toca os empreendimentos da Construtora na região e também nas cidades de Maringa-SP e Cuiabá.

Filho do engenheiro e fundador da Plaenge, Ézaro Fabian, Alexandre hoje é sócio-proprietário do Grupo e brinca que ele e seu irmão, Fernando, outro diretor da empresa, cresceram frequentando os canteiros de obra da Plaenge, que começou realizando uma grande e duradoura parceira com ninguém menos que a Coca-Cola.

Aprenda a investir na bolsa

“A primeira grande obra da empresa, no início dos anos 70, foi marcante. Foi uma fábrica da Coca-Cola no norte do Paraná, e refizemos o projeto padrão da Coca, que depois meio que virou o novo padrão das fábricas deles. Trabalhamos com a Coca-Cola até hoje”, conta Fabian.

Hoje, a empresa é representada pelas marcas Plaenge, com projetos para o público de alto padrão que deseja viver com classe, elegância e exclusividade, e a Vanguard, que é a porta de entrada para novas ideias e marca catalisadora de mudanças que aliam ousadia à segurança do Grupo.

“As duas empresas estão hoje com cerca de 50 empreendimentos. No ano passado foram R$ 1.3 bilhão de vendas, e esse ano R$ 1.4, 1.45 bilhão. Nossa programação neste ano é de 21 lançamentos”, destaca Fabian.

A Plaenge, que tem esse nome por causa junção das palavras planejamento e engenharia, preferiu não abrir capital na Bolsa de Valores e tem no seu caixa fortalecido a estratégia para atravessar momento de crise, como a que chegou neste ano de 2020.

“Trabalhamos com caixa bem robusto. Quando a crise chega, o caixa está bastante reforçado. Veio a pandemia e não paramos os projetos. Trabalhamos com um parceiro que nos disse que anda bem que existe a Plaenge, pois fomos os únicos clientes dele a não parar as obras. Isso dá uma tranquilidade para trabalhar a longo prazo. Trabalhamos com ciclos longos. Temos terrenos que vamos lançar daqui oito, dez anos, e tem dado certo. No sentimos confiantes”, ressalta.

Também neste episódio, Fabian fala da empreitada da empresa no Chile, onde tem cerca de 25 empreendimentos entre entregues ou em desenvolvimento, da parceria com a montadora alemã Porsche e da tecnologia que vem implementando em todas as obras empresa. Ouça mais um episódio do Cosntrucast.

PUBLICIDADE

Construcast

O Construcast é o podcast do MoneyLab, laboratório de criação do InfoMoney, em parceria com a OLXuma das maiores plataformas de compra e venda online do Brasil e a mais lembrada pelos consumidores para compra, locação e venda de imóveis; e com a CashMe, fintech do Grupo Cyrela que faz empréstimo com imóvel e garantia, sendo uma alternativa de funding para incorporadores e um parceiro estratégico para as imobiliárias.

O programa vai ao ar toda terça-feira, e conta com um trio bastante experiente na apresentação: Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e professor e apresentador do Programa Imóveis no InfoMoney, Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da OLX, e Juliano Bello, co-fundador da CashMe.

É possível seguir e escutar o programa pelo Apple PodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores de podcast.

 

Importante: A publicação acima é um conteúdo patrocinado, sendo que a Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (“InfoMoney”) não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo e informações disponibilizadas, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. O autor ou empresa responsável pelo conteúdo estão indicados na própria publicação.