Airbus aposta em hidrogênio para reduzir a emissão em aeronaves

sistema de propulsão da fabricante de aeronaves é uma das apostas para reduzir a emissão de carbono até 2035

Mariana Amaro

Motor de emissão zero movido a hidrogênio é desenvolvido pela Airbus (Foto: Divulgação / Airbus)

Publicidade

A Airbus revelou, nesta quarta-feira (30) que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio.

Sem especificar uma data, a fabricante afirmou que começará os testes em voo e solo na sua aeronave de demonstração, a ZEROe, nos próximos anos. O avião de testes de voo para novas tecnologias já estaria passando por modificações para transportar tanques de hidrogênio líquido e seus sistemas associados.

O sistema de propulsão, ainda em desenvolvimento, é uma das armas da fabricante de aeronaves para alcançar metas ambiciosas de emissão zero.  “Células de combustível são uma solução em potencial para nos ajudar a alcançar nossa ambição de emissão zero de carbono e estamos focados em desenvolver e testar essa tecnologia para entender se é possível e viável para a entrada em serviço em 2035”, disse Glenn Llewellyn, vice-Presidente de Aeronaves de Emissão Carbono-Zero da Airbus, em comunicado à imprensa.

Continua depois da publicidade

De acordo com o executivo, se as metas tecnológicas forem alcançadas, os motores de célula de combustível podem ser capazes de alimentar uma aeronave de cem passageiros com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas. “Ao continuar investindo nessa tecnologia, estamos buscando alternativas adicionais para basear nossas decisões sobre a arquitetura de nossa futura aeronave ZEROe, cujo desenvolvimento pretendemos lançar entre 2027 e 2028”.

O hidrogênio passou a ser visto como uma das alternativas mais promissoras para alimentar uma aeronave de emissão zero, porque, segundo a companhia, não emite dióxido de carbono quando gerado a partir de energia renovável.

A companhia ainda informou duas maneiras pelas quais o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para propulsão de aeronaves: 1) através da combustão de hidrogênio em uma turbina a gás; e 2) usando células de combustível para converter hidrogênio em eletricidade e alimentar um motor de hélice.

Continua depois da publicidade

Os aviões são alguns dos maiores emissores de gases que causam as mudanças climáticas e a Airbus vem explorando as possibilidades de sistemas de propulsão por células de combustível para a aviação há algum tempo. Em outubro de 2020, a companhia criou a Aerostack, uma joint venture com a ElringKlinger, uma empresa com mais de 20 anos de experiência como fornecedora de componentes e sistemas de células de combustível. Em dezembro de 2020, a Airbus apresentou seu conceito de cápsula, que incluía seis sistemas removíveis de propulsão por hélice com célula de combustível.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.