Agrosmart: a startup que levou a agricultura brasileira ao Google e à Nasa

A Agrosmart atende 100 mil produtores, mas passou por altos e baixos até essa marca. Conheça a história neste episódio do Do Zero Ao Topo, em áudio e vídeo

Mariana Fonseca

Publicidade

SÃO PAULO – Três mineiros com agricultores na família resolveram usar a tecnologia para melhorar o setor em que seus parentes trabalhavam. Esse foi o começo da Agrosmart, uma startup que leva mais inteligência ao campo e reduz os custos dos agricultores brasileiros. A Agrosmart atende 100 mil produtores. Seus sensores coletam dados e geram resultados como até 60% menos consumo de água, até 40% menos consumo de energia e aumento de até 20% na produção.

No meio desse caminho, porém, o empreendimento passou por altos e baixos. A desconfiança dos agricultores e sensores que falhavam no começo do negócio deram espaço para uma temporada na Singularity University – instituição de educação que funciona em uma base de pesquisas da Nasa, a agência espacial americana. A Agrosmart também participou do Google Launchpad Accelerator, uma aceleração promovida pela gigante de tecnologia.

A história da Agrosmart é tema do episódio 104 do podcast Do Zero ao Topo. Mariana Vasconcelos, cofundadora e CEO da Agrosmart, fala sobre seu começo no empreendedorismo e as tentativas de negócios até chegar à Agrosmart.

Continua depois da publicidade

A pandemia impulsionou a digitalização do campo: a Agrosmart cresceu 90% em 2020, e 135% na comparação entre janeiro a setembro de 2020 sobre o mesmo período de 2021. O próximo passo é aprofundar a atuação internacional da startup. A Agrosmart já atende agricultores em nove países da América Latina, e 48 milhões de hectares (cada hectare equivale a um campo de futebol, aproximadamente).

Mariana também falou sobre o avanço do movimento ESG dentro das empresas – movimento que reúne as preocupações com meio ambiente, aspectos sociais e governança corporativa. “A agenda de sustentabilidade era encarada como um subproduto. Você tinha seu negócio e um pequeno departamento de sustentabilidade. Mas não existe negócio que vai sobreviver sem ser digital, e não existe negócio que vai sobreviver sem ser sustentável”, conta a cofundadora da Agrosmart no podcast.

É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa por meio de ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music, além de outros agregadores de áudio do país.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.