AES estaria negociando venda de subsidiária eólica nos EUA para chinesa

Rumores dão conta de que a State Grid estaria interessada em ativos avaliados em aproximadamente US$ 1,65 bilhão

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – A empresa chinesa State Grid estaria negociando com a subsidiária de energia eólica da AES Corp. nos EUA, a compra das operações de energia eólica da empresa naquele país, segundo fontes informaram à Reuters. No Brasil, a companhia controla a AES Elpa (AELP3), AES Eletropaulo (ELPL4), AES Sul, AES Tietê (GETI4), AES Uruguaiana e AES Infoenergy.

Todavia ainda não estaria claro se a State Grid pagaria para operar os ativos ou se faria a restruturação da empresa para a venda. Com base em estimativas dos analistas, os ativos podem valer cerca de US$ 1,65 bilhão.

A transação envolve ativos de energia eólica com capacidade de cerca de 1.100 megawatts (MW) e daria State Grid 80% de participação nos negócios de energia eólica da AES energia eólica nos EUA. Esta seria a primeira incursão da State Grid nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

AES Geração Eólica, uma parte subsidiária integral da AES Corp, opera mais de 1.800 MW de capacidade eólica de geração de energia nos Estados Unidos, China e Europa. Desse total, cerca de 1.346 MW está nos Estados Unidos, segundo o site da empresa.