Aegea chega aos 12 anos mantendo resultados sólidos e alinhada aos princípios ESG

Líder do setor de saneamento básico privado se compromete com metas para gerar prosperidade e legado positivo à sociedade

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Onze mil colaboradores, presença em 154 cidades, de 13 estados do Brasil e mais de 21 milhões de pessoas atendidas. Esses são alguns dos números da Aegea Saneamento, uma empresa dedicada a levar saúde e dignidade à população por meio do saneamento básico.

Líder do setor privado no país, a companhia teve um crescimento exponencial desde que entrou no mercado, em 2010, quando atendia seis municípios. O desenvolvimento só foi possível graças à eficiência operacional da Aegea, o cumprimento de metas, investimentos responsáveis e o alinhamento aos princípios ESG.

Além de levar água potável e esgotamento sanitário para a população, a companhia atua nas comunidades promovendo projetos que fortalecem os laços com lideranças comunitárias, levam educação ambiental para as escolas, promovem ações de conscientização ambiental, estimulam professores a trabalhar com o tema do saneamento em salas de aula, trazendo benefícios que superam os serviços de saneamento realizados pela companhia, além de induzirem a igualdade entre os indivíduos, sobretudo a racial.

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É com esse tipo de ação, e por meio do Instituto Aegea, que a empresa vai além de suas metas contratuais impactando positivamente os municípios onde atua.

A busca é por ampliar os ganhos que os serviços da empresa já trazem ao dia a dia das pessoas, fortalecendo as políticas de investimento social e negócios de impacto, principalmente induzindo a melhora dos pilares ligados ao IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, dos territórios em que a empresa está presente.

“Para a Aegea, uma concessão é mais do que um contrato com o poder concedente, é um compromisso com a geração de prosperidade compartilhada com a sociedade em cada território onde opera. O que move a companhia é ir além dos benefícios trazidos pelos serviços prestados em saneamento e buscar estabelecer uma relação de confiança com a sociedade”, afirma Radamés Casseb, diretor presidente da empresa.

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Saneamento para todos

Ao longo de sua trajetória, a Aegea tem focado seus esforços para universalizar o serviço nos territórios onde atua. Manaus, por exemplo, é a capital que mais ampliou a oferta de água tratada entre 2018 e 2021 e hoje 98% da população tem acesso a água de qualidade. A cidade trouxe particularidades na instalação que foram acomodadas pelo programa “Vem com a gente”, que instalou cerca de 150km de redes de água em regiões de becos, palafitas e rip-raps.

Com o alcance do projeto, áreas que não contavam com acesso à rede de água passaram a integrar o sistema, com 130 mil famílias com água tratada pela primeira vez. A concessionária da Aegea incluiu ainda 100 mil famílias manauaras de baixa renda na Tarifa Social, concedendo desconto de 50% no valor da fatura. Com isso, aproximadamente 500 mil pessoas foram beneficiadas, protegendo cerca de 20% da população da capital com a Tarifa.

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Com uma série de investimentos da empresa, Timon, no Maranhão, alcançou a universalização de abastecimento de água no primeiro ano de concessão e a universalização total de saneamento (incluindo o tratamento de esgoto) está prevista para 2026. A cidade vizinha, Teresina, no Piauí, também alcançou a universalização do abastecimento de água, o que colocou um fim à falta d’água crônica que prejudicava a população nos meses de setembro a dezembro, quando se registram as temperaturas mais altas.

Diversidade levada a sério

Porta para dentro, as iniciativas também são muitas, e alinhadas sempre aos princípios ESG. Uma delas, batizada de Respeito Dá o Tom, voltada à promoção da igualdade racial e criada em 2017, nasceu com o objetivo principal de espelhar a diversidade da população brasileira no quadro de funcionários da companhia.

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Com este objetivo atingido, o programa passou por uma revisão e seu desafio passou a ser: espelhar a população negra em todos os níveis hierárquicos da companhia, com prioridade para os cargos de liderança.

Como evolução de um trabalho com ações estruturadas a Aegea emitiu um título sustentável atrelado a metas que incluem alcançar 45% de mulheres e 27% de negros em cargos de liderança até 2030, sendo pioneira em se comprometer com meta de diversidade racial em cargos de liderança.

No pilar da governança corporativa, a Aegea adota as melhores práticas nacionais e internacionais, com destaque para a separação dos cargos de presidente do Conselho de Administração e CEO, a existência de diretorias de Integridade e de Auditoria, Riscos e Controles Internos, com reporte ao Conselho de Administração, e um canal de ética independente e com funcionamento 24 horas, 7 dias da semana.

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Em 2021, a companhia renovou a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, resultado de um sólido programa de compliance.

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