Adyen reúne pagamentos digitais e físicos em um só lugar; veja empresas que adotaram a tecnologia

Plataforma ‘Unified Commerce’ oferece soluções que simplificam a operação, agregam inteligência e agilidade aos processos do negócio, promovendo fidelização

MoneyLab

Publicidade

Diante das mudanças que o segmento de varejo tem enfrentado, especialmente nos últimos dois anos, empresários e consumidores dividem uma certeza: as barreiras entre comércio online e offline estão desmoronando. Nesse novo cenário, as lojas que conseguem se adaptar de maneira mais assertiva à essa realidade têm sucesso ao otimizar o negócio e fidelizar os clientes.

Para ajudar os lojistas a lidar com esse desafio, a Adyen – adquirente e empresa de tecnologia de pagamento – vem aperfeiçoando uma solução que está impulsionando a transformação digital no Brasil, e já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Trata-se do Unified Commerce (comércio unificado, em português), ferramenta que integra pagamentos online e offline em uma única plataforma.

“Essa é a nossa resposta para este mar de novas experiências que ainda estão começando a ser exploradas por empresas de varejo ao redor do mundo”, diz Thais Fischberg, VP de Produtos da Adyen para América Latina. “Na prática, a plataforma permite a unificação completa das operações de loja física e e-commerce”.

Continua depois da publicidade

A ferramenta se mostra efetiva em empresas de diversos segmentos. A marca de lifestyle Amaro foi a primeira companhia a adotá-la, em meados de 2015. À época, a empresa já tinha no horizonte a estratégia omnichannel, e encontrou na plataforma da Adyen a solução que faltava para unificar as operações. “A integração foi super fácil. Dois funcionários conseguiram concluí-la em apenas duas semanas”, diz Roberto Thiele, CTO e co-fundador da Amaro.

Na área da saúde, a rede DrConsulta elegeu a plataforma como aliada na missão de desburocratizar o acesso aos serviços médicos. Já a fabricante de móveis MadeiraMadeira, que nasceu no mundo digital, também conta com a ferramenta da Adyen como como parceira crucial para promover praticidade logística da sua operação no mundo físico.

Vantagens para o negócio

Continua depois da publicidade

Ao contar com as transações de vendas reunidas em um único relatório, os empresários podem riscar da lista de tarefas atividades burocráticas como a reconciliação dos pagamentos. Mas para além de otimizar a operação, os negócios que contam com o Unified Commerce agregam uma notável vantagem competitiva ao atenderem com êxito um dos principais anseios dos clientes: consumir produtos sem barreiras entre o online e offline.

Segundo dados do Relatório Varejo 2022, elaborado pela Adyen em parceria com a KPMG, 85% dos consumidores querem que as empresas ofereçam essa jornada multicanal. “A nossa plataforma facilita a atenção a algumas das demandas mais comuns dos clientes, como comprar online e retirar o produto na loja, ou realizar a troca de um produto comprado online na loja física”, afirma Thais.

Fidelização dos clientes

Publicidade

Para além de promover experiências de compra descomplicadas e unificadas entre app, site e lojas, a plataforma da Adyen reúne os dados do sistema das lojas em um só lugar, o que permite aos varejistas mapear a preferência de quem compra. Dessa maneira, é possível promover ofertas customizadas e atendimento personalizado, o que fortalece a fidelização.

Segundo dados do Relatório de Varejo 2022, 72% dos consumidores dizem gostar quando os varejistas enviam anúncios ou sugestões feitas e pensadas de maneira individual. “Oferecer uma boa experiência de atendimento, fazendo com o que os clientes se sintam únicos, reforça a fidelização. Isso significa que as pessoas retornam para mais compras, e passam a indicar os serviços e produtos”, diz Thais.

Mais informações sobre a plataforma da Adyen podem ser encontradas no site.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.