Ações da TIM disparam 7% após anúncio de acordo da Telecom Italia com Telefónica

Com o acordo, a empresa espanhola Telefónica fortalecerá a sua influência da companhia sobre sua rival na América do Sul

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da TIM Participações (TIMP3) disparam no Ibovespa na sessão desta terça-feira (24), em meio ao acordo para que a Telefónica aumentasse a participação na Telecom Italia, controladora da TIM. Às 10h41 (horário de Brasília), os papéis TIMP3 registravam ganhos de 7,02%, a R$ 10,82. Já as ações da Telefônica Brasil (VIVT4) registram ganhos de 1,05%, a R$ 50,21.

Com o acordo, a empresa espanhola Telefónica fortalecerá a sua influência da companhia sobre uma importante rival na América do Sul, enquanto permitirá a sócios italianos saírem de um investimento não lucrativo. O acordo avalia as ações da Telecom Italia detidas por Mediobanca, Generali e Intesa Sanpaolo em 1,09 euro, quase o dobro do atual preço de mercado, e encerra meses de especulações sobre o futuro da companhia italiana.

Conforme destaca a XP Investimentos, a notícia é um catalisador para os papéis da TIM, mas a separação por lei da empresa com a sua controladora italiana deve tornar a notícia menos relevante. 

Continua depois da publicidade

Já para os analistas do Credit Suisse, a notícia é um catalisador no curto prazo, mas a participação maior da Telefônica na empresa não deverá acionar o tag along para os acionistas minoritários da TIM. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.