Reunião decisiva

Acionistas da Portugal Telecom aprovam vender ativos para a Altice

O encontro havia sido adiado em 12 de janeiro por não terem sido divulgados a tempo os pareceres jurídicos sobre as consequências da venda e de uma eventual anulação da fusão entre a Oi e a PT

Por  Rodrigo Tolotti

SÃO PAULO – Após quase 5 horas de reunião, 97,81% dos acionistas da Portugal Telecom SGPS aprovaram a venda dos ativos portugueses da Oi (OIBR4) para a francesa Altice, segundo uma fonte ouvida pela Bloomberg. Em Nova York, os ADRs (American Depositary Receipt) da companhia brasileira não tiveram grandes alterações após a notícia, seguindo com alta de cerca de 15%, aos US$ 2,80.

A Oi elogiou o resultado e disse que essa decisão é a que melhor traz valor aos seus acionistas. De acordo com a companhia, com a aprovação a Portugal Telecom se torna mais forte em Portugal, enquanto a Oi fica mais forte no Brasil.

O encontro havia sido adiado em 12 de janeiro por não terem sido divulgados a tempo os pareceres jurídicos sobre as consequências da venda e de uma eventual anulação da fusão entre a Oi e a PT Portugal, dona de ativos operacionais incorporados em maio pela brasileira.

Para a Oi, a venda dos ativos é extremamente importante pois ajudaria a reduzir seu enorme endividamento, além de abrir espaço para que a empresa participe do processo de consolidação do setor de telecomunicação no Brasil, comentou a Guide Investimentos. Com a venda, a companhia ganharia capacidade de investimento para participar da compra da TIM Brasil (TIMP3), movimento que vinha sendo bastante comentado no final de 2014, ou até uma fusão com a companhia.

Compartilhe