A um preço maior, Ferrari expande vendas e vê lucro avançar no primeiro trimestre

Clientes da montadora são menos afetados pelo cenário de juros altos e pressão inflacionária; marca vai embarcar no mundo dos carros elétricos

Bloomberg

(Reprodução/Ferrari)

Publicidade

(Bloomberg) — A Ferrari NV divulgou resultados do primeiro trimestre de 2023 que superaram as expectativas do mercado, à medida que a demanda por seus carros esportivos de luxo aumentou e os preços, também.

O lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou para € 537 milhões (US$ 593 milhões), superando a estimativa média de analistas de € 509,4 milhões, segundo o balanço divulgado hoje. A receita totalizou € 1,43 bilhão.

A Ferrari tem aumentado os preços de alguns de seus modelos com sua clientela rica menos afetada pelo aumento da inflação e aumento das taxas de juros.

Continua depois da publicidade

A Porsche AG disse na quarta-feira que planeja aumentar os preços em até 8% nos EUA e na Europa, enquanto as montadoras do mercado de massa estão se preparando para uma desaceleração na demanda.

A fabricante está se preparando para mudar para veículos elétricos e transformar sua fábrica histórica no norte da Itália em um centro de carros movidos a bateria.

A primeira Ferrari totalmente elétrica é esperada para 2025 e os modelos híbridos plug-in e apenas com bateria devem dominar o portfólio da empresa na segunda metade da década.

Continua depois da publicidade

Os carros híbridos representaram 35% das vendas durante o primeiro trimestre, disse a empresa.

“A transição da Ferrari para um futuro eletrificado pode aumentar seu preço médio de transação e aumentar seu gigantesco Ebitda de € 154.000 por veículo, à medida que os produtos baseados em ICE se tornam especiais”, disse Joel Levington, analista da Bloomberg Intelligence, no mês passado.

A Ferrari revelou em setembro o Purosangue, que se parece mais com um veículo utilitário esportivo do que com o portfólio tradicional da empresa de carros esportivos rebaixados de duas portas. Espera-se que a mudança amplie a base de clientes da Ferrari.