Podcast

A advogada que transformou a Purificadores Europa após uma sucessão inesperada

A história da Purificadores Europa e de como Manuella conseguiu construir a cultura após a morte de seu pai é tema do podcast Do Zero ao Topo dessa semana

SÃO PAULO – O mais novo livro de Ben Horowitz, investidor de algumas das maiores startups do mundo, tem levantando discussões no Vale do Silício sobre a importâncias de companhias desenvolverem suas culturas.

Empreendedores e empresários precisam definir a cultura da mesma forma como definem estratégias para suas empresas, defende ele em What You Do Is Who You Are: How to Create Your Business Culture” (“O que você faz é quem você é: como criar a cultura do negócio”, em tradução livre).

PUBLICIDADE

A mais de 10.000 km de toda essa discussão, a brasileira Manuella Curti, hoje presidente da fabricante de filtros de água Europa, teve que enfrentar o desafio de construir a cultura da empresa muito antes do lançamento do livro de Horowitz.

A Europa foi fundada pelo pai de Manuella, Dácio Múcio de Souza, em 1984. O sucessor para os negócios era seu irmão, mas ela precisou assumir o controle da empresa em 2010, depois de perder seu pai e o irmão em um período de seis meses. 

“O maior desafio que enfrentei foi organizar a cultura da companhia. As pessoas e os negócios estavam totalmente ancorados no meu pai. Ele era a cultura, a alma da empresa”, afirma Manuella.

Com 26 anos e em meio ao luto, ela precisou definir o propósito da Europa e comunicá-lo aos mais de 400 funcionários.

“Fizemos uma revisão de propósito e reescrevemos os nossos valores — sempre levando em consideração a sociedade atual. Tudo isso foi essencial para estabelecer as bases do crescimento que devemos ter daqui pra frente”, afirma Manuella.

A história da Europa e de como Manuella enfrentou todos os desafios é tema do 23º episódio do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível no player acima e também no SpotifySpreakeriTunesGoogle PodcastsDeezer e Castbox. É possível também fazer o download clicando aqui.

PUBLICIDADE