Publicidade
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontrou-se com altos oficiais dos Estados Unidos e líderes europeus em Roma neste domingo. O encontro integra parte de esforços diplomáticos ucranianos intensificados antes de uma ligação telefônica na segunda-feira entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, para terminar a guerra na Ucrânia.
Zelensky conversou com o vice-presidente norte-americano, JD Vance, e o secretário de Estado do país, Marco Rubio, na residência do embaixador dos EUA. Já o chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que havia falado tanto com o ucraniano quanto com Rubio na missa inaugural do novo papa neste domingo. “Falaremos novamente com o presidente americano em preparação para esta conversa”, disse Merz.
“Minha impressão firme é que tanto os europeus quanto os americanos estão determinados a trabalhar juntos, mas agora também de maneira objetiva para garantir que esta terrível guerra termine em breve”, falou Merz aos repórteres em Roma.
Continua depois da publicidade
Trump planeja falar por telefone nesta segunda-feira com Putin. Em seguida, deve falar com Zelensky e líderes de vários países da OTAN sobre a guerra na Ucrânia.