Urso negro selvagem é capturado no Japão após caçada de vários dias

A caçada ao urso negro de 100 kg mobilizou a polícia e suspendeu as aulas pelo segundo dia na cidade próxima a Tóquio, em meio ao avanço recorde de ataques de ursos no Japão

Reuters

Imagem de câmera de segurança mostra urso selvagem passando correndo por transeuntes em uma área residencial em Utsunomiya, no Japão
7 de junho de 2026 Associação Promocional do Onion Street Mall/ Divulgação via REUTERS
Imagem de câmera de segurança mostra urso selvagem passando correndo por transeuntes em uma área residencial em Utsunomiya, no Japão 7 de junho de 2026 Associação Promocional do Onion Street Mall/ Divulgação via REUTERS

Publicidade

UTSUNOMIYA, JAPÃO, ⁠9 Jun (Reuters) – A cidade japonesa de Utsunomiya capturou ⁠um urso negro selvagem nesta terça-feira, após uma dramática busca de ‌vários dias que deixou o país em suspense, com o fechamento das escolas locais e a recomendação aos moradores para que permanecessem em casa.

A ‌cidade fechou todas as 94 escolas municipais de ensino fundamental e médio pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira, após o primeiro avistamento de urso na história da cidade na noite de sábado. As autoridades decidiram manter as escolas fechadas novamente na quarta-feira (horário local) devido a um relato de um possível ⁠segundo ‌urso vagando pela cidade, disse uma autoridade.

Os ataques de ursos aumentaram no ⁠Japão, inclusive em áreas urbanas, levando o governo a criar uma força-tarefa este ano para reduzir os incidentes. No ano fiscal de 2025, o país registrou um recorde de 238 vítimas, incluindo 13 mortes, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Com cerca de 500 ​mil habitantes, Utsunomiya, na província de Tochigi, faz parte da região metropolitana da Grande Tóquio, a cerca de 100km ao norte da capital.

Quando ​o urso reapareceu em uma área residencial no início da tarde de terça-feira, carros da polícia e outros veículos envolvidos na busca bloquearam imediatamente a vizinhança. Por mais de uma hora, policiais circulavam pelo local, alguns segurando varas longas e outros escudos de metal, enquanto algumas emissoras nacionais ‌transmitiam imagens ao vivo filmadas de helicópteros.

O urso ​adulto, cujo peso foi estimado em cerca de 100 kg (220 libras), acabou sendo atingido por uma arma de tranquilizantes, colocado em uma gaiola dentro de um caminhão e levado embora. ⁠A cidade ainda não decidiu ​o que fazer ​com ele, disse uma autoridade.

Continua depois da publicidade

A cerca de 100km a nordeste, Iwaki, na província de Fukushima, também ⁠suspendeu as aulas em três escolas na ​terça-feira em um bairro onde um urso negro foi avistado no dia anterior.

Na semana passada, um ataque de urso na cidade de Fukushima deixou pelo menos quatro ​pessoas feridas, com imagens de segurança de um dos incidentes mostrando o animal perseguindo um homem e jogando-o no chão.

Os ursos ​negros-asiáticos são classificados como ⁠espécie vulnerável globalmente, mas estima-se que seu número tenha triplicado no Japão desde 2012, impulsionado por ⁠um declínio na caça.

Especialistas afirmam que as mudanças climáticas reduziram as colheitas de alimentos naturais dos ursos, como bolotas e faia, enquanto o despovoamento das áreas rurais e a proliferação de terras agrícolas abandonadas os encorajaram a buscar alimento perto de assentamentos humanos.

(Reportagem de Joseph Campbell, Kim Kyung-hoon, Chang-Ran Kim e Tom ​Bateman)

Tópicos relacionados