Trump repete crítica a Putin, pede mais gastos da Otan e cobra renúncia de Powell

O presidente cobrou dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) maior comprometimento

Estadão Conteúdo

Presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula durante coletiva de imprensa na cúpula da OTAN em Haia, Holanda, 25 de junho de 2025. REUTERS/Piroschka Van De Wouw
Presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula durante coletiva de imprensa na cúpula da OTAN em Haia, Holanda, 25 de junho de 2025. REUTERS/Piroschka Van De Wouw

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não está “feliz com Putin, mas estamos lidando com ele”, mantendo a mensagem da véspera. Segundo ele, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “percebeu que sua operação militar na Ucrânia não era legal e quer resolver”, mas destacou que o líder russo “está causando várias mortes civis e militares, inclusive de seu próprio exército”. Sobre as sanções à Rússia, Trump disse que “ainda estou analisando o projeto de lei”.

Durante reunião de gabinete nesta terça-feira, Trump afirmou que “se não tivéssemos dado equipamentos militares à Ucrânia, guerra teria durado 3 ou 4 dias” e ressaltou que “nossos equipamentos militares são os melhores do mundo, por isso todos querem comprá-los”. Para acelerar a produção, acrescentou: “precisamos acelerar contratos de equipamentos militares e defesa. Eles fabricam muito lentamente”.

O presidente também cobrou dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) maior comprometimento: “Quero que países da Otan aumentem gastos em defesa, mas também contribuam militarmente.” Sobre a presença dos EUA no exterior, destacou que “forças dos EUA na Coreia do Sul e na Alemanha impulsionam suas economias”.

Continua depois da publicidade

Na área econômica, Trump declarou que “tudo está se equilibrando”. Em tom crítico, afirmou que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome “Powell deveria renunciar imediatamente”, reiterando os constantes ataques ao chefe do Banco Central americano.

Questionado sobre o escândalo envolvendo Jeffrey Epstein, Trump respondeu: “pessoas ainda estão falando de Jeffrey Epstein? Quer mesmo gastar nosso tempo perguntando sobre isso?” e acrescentou: “temos o Texas, temos isso, não acredito que vocês ainda estejam perguntando sobre ele”.