Trump reitera que guerra terminará em breve e cita falta de liderança no Irã

Segundo ele, tropas americanas não serão enviadas "para lugar nenhum"

Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segura um boné com os dizeres “Gulf of America” após desembarcar do Air Force One no Aeroporto Internacional de Corpus Christi, em Corpus Christi, Texas, EUA, em 27 de fevereiro de 2026. REUTERS/Elizabeth Frantz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segura um boné com os dizeres “Gulf of America” após desembarcar do Air Force One no Aeroporto Internacional de Corpus Christi, em Corpus Christi, Texas, EUA, em 27 de fevereiro de 2026. REUTERS/Elizabeth Frantz

Publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a dizer que a guerra no Oriente Médio terminará em breve, já que Washington está adiantada no cronograma, e afirmou que o mundo será “muito mais seguro” com o fim do conflito, em comentários para jornalistas antes de uma reunião bilateral com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nesta quinta-feira. Segundo ele, tropas americanas não serão enviadas “para lugar nenhum”.

“A liderança do Irã se foi, os iranianos estão procurando novos líderes, toda a comunicação se foi. O país está praticamente destruído. A única coisa que resta é o Estreito de Ormuz”, afirmou. Sobre a rota, o presidente americano disse que o Japão, a China e a Europa recebem petróleo pelo local, mas voltou a dizer que não precisa de “nada de ninguém”, por mais que avalie o apoio como “apropriado”.

“Temos muito suporte do Japão, nossa relação com Tóquio é ótima”, disse.

Questionado sobre o ataque de Israel sobre a instalação de gás de South Pars, no Irã, Trump mencionou que pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para não atacar estruturas de petróleo e gás.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que estava ao lado de Trump, disse que é possível testemunhar “deserções” em todos os níveis no Irã e que é provável que o regime iraniano entre em colapso sozinho.

No mesmo sentido, Takaichi defendeu que Trump é o único capaz de alcançar a paz no mundo e que o Irã não deve nunca possuir armas nucleares. “A economia global está perto de experimentar um grande choque por conta da situação no Oriente Médio. Estamos em contato com o Irã para que o país encerre os ataques”, detalhou, ao mencionar que possui propostas para acalmar o mercado de energia.

Continua depois da publicidade