Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira (13) que o Irã feche um acordo nuclear o quanto antes, para evitar uma escalada ainda mais destrutiva no conflito com Israel. “Chega de morte, chega de destruição, simplesmente façam, antes que seja tarde demais”, escreveu em sua conta na rede Truth Social.
Trump afirmou que os ataques israelenses já causaram “grande morte e destruição” e indicou que novos bombardeios, ainda mais brutais, estão sendo planejados. “Ainda há tempo para que esse massacre… chegue ao fim”, declarou.

Israel diz ter matado chefes militares e cientistas nucleares do Irã; veja quem são
Tel Aviv afirma ter eliminado líderes da Guarda Revolucionária e seis cientistas em megaoperação com 200 caças que elevou tensões no Oriente Médio

Petróleo sobe mais de 7% após ataques de Israel ao Irã
Operação militar israelense contra programa nuclear iraniano aumenta tensão no Oriente Médio e acende alerta sobre risco à oferta global de energia
Em tom de advertência, ele ressaltou que o Irã desperdiçou diversas oportunidades de fechar um acordo: “Eu disse a eles, com a maior veemência, para simplesmente fazerem, mas… eles simplesmente não conseguiam”.
Continua depois da publicidade
Trump ainda destacou a superioridade bélica dos EUA e de Israel: “Os EUA fabricam o melhor e mais letal equipamento militar do mundo, de longe, e Israel tem muito disso — e sabe como usá-lo”.
À ABC News, o presidente chamou os ataques israelenses de “excelentes” e declarou que “há mais por vir, muito mais”. Segundo ele, “eles foram atingidos com força, muita força… e demos a eles uma chance que não foi aproveitada”.
As declarações ocorrem em meio à forte ofensiva militar de Israel contra o Irã. Os bombardeios desta sexta-feira eliminaram líderes militares iranianos, destruíram instalações nucleares e deixaram bairros inteiros devastados em Teerã. O Irã retaliou com mais de 100 drones, todos interceptados segundo Israel.
(com Reuters)