Trump manda soltar George Santos, ex-deputado filho de brasileiros, nos EUA

Ex-congressista, condenado por fraude e roubo de identidade, foi liberado imediatamente após decisão do presidente

Gabriel Garcia

Deputado cassado George Santos chega ao tribunal
19/08/2024
REUTERS/Shannon Stapleton
Deputado cassado George Santos chega ao tribunal 19/08/2024 REUTERS/Shannon Stapleton

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta sexta-feira (17) a comutação da pena de prisão do ex-deputado republicano George Santos, liberando-o imediatamente. A decisão foi divulgada por Trump em uma postagem na rede social Truth Social.

Filho de brasileiros, George Santos, de 37 anos, foi condenado a 87 meses de prisão federal após se declarar culpado de crimes como fraude eletrônica e roubo de identidade agravado. Santos teve uma passagem curta pela Câmara dos Representantes, sendo expulso em dezembro de 2023 em meio a uma série de escândalos.

Antes mesmo de tomar posse, Santos admitiu ter mentido sobre detalhes importantes de sua vida durante a campanha eleitoral. Durante seu mandato, ele foi acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de diversos crimes federais, incluindo fraude, roubo, lavagem de dinheiro e declarações falsas.

Aproveite a alta da Bolsa!

Na postagem, Trump afirmou que Santos “foi um tanto quanto um ‘fora da lei’, mas há muitos ‘fora da lei’ em nosso país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão”. A comutação da pena representa uma reviravolta para o ex-deputado, que agora está livre da prisão.