Trump escolhe economista veterano para comandar órgão de estatísticas do trabalho

Em agosto, Trump demitiu a então comissária Erika McEntarfer, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, acusando-a, sem provas, de manipular os números de julho

Reuters

Alex Brandon—AP Photo
Alex Brandon—AP Photo

Publicidade

WASHINGTON, ⁠30 Jan (Reuters) – O presidente dos EUA, ‍Donald Trump, anunciou na sexta-feira a nomeação do economista de ‌carreira Brett Matsumoto para o cargo de comissário do Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês), meses depois ‌de ter demitido o ‌chefe anterior em decorrência de um relatório de empregos fraco.

‘Tenho certeza de que Brett tem a experiência necessária ‌para resolver RAPIDAMENTE os problemas históricos do BLS em nome ​do povo americano’, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

Em agosto, Trump demitiu a então comissária Erika McEntarfer, nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, acusando-a, sem provas, de manipular os números de julho.

Aproveite a alta da Bolsa!

Além dos ​dados ⁠sobre emprego, ⁠o órgão produz relatórios sobre a inflação ‌nos EUA, entre outros.

Matsumoto é um economista veterano do BLS, que está em ‍licença para trabalhar no Conselho de Assessores Econômicos da ​Casa Branca. ‌Ele possui doutorado em economia pela Universidade ‍da Carolina do Norte em Chapel Hill. Sua nomeação precisa ser confirmada pelo Senado.

(Reportagem de Costas Pitas e Trevor Hunnicutt)