Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (4) que manteve uma conversa de mais de uma hora com o presidente russo Vladimir Putin. Entre os temas discutidos estiveram o recente ataque da Ucrânia a aviões russos e as negociações nucleares envolvendo o Irã. Apesar do diálogo, Trump ressaltou que a conversa não deve resultar em uma paz imediata entre Rússia e Ucrânia.
Segundo Trump, Putin prometeu retaliar a Ucrânia pelo ataque surpresa que, segundo Kiev, atingiu mais de 40 bombardeiros russos.
“Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que levará a uma paz imediata”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Continua depois da publicidade
O Kremlin confirmou a ligação, que ocorreu em meio a um conflito que já dura mais de três anos desde a invasão russa à Ucrânia.
Além do conflito na Ucrânia, Trump destacou a preocupação com o Irã, afirmando que o país precisa tomar uma decisão rápida sobre seu programa nuclear.
“Disse ao presidente Putin que o Irã não pode ter uma arma nuclear, e acredito que concordamos nisso”, afirmou. Putin teria sugerido participar das discussões com o Irã para ajudar a acelerar uma resolução.
Durante sua campanha presidencial, Trump prometeu encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia rapidamente, mas até o momento não houve avanços significativos para um cessar-fogo ou acordo de paz.
A relação entre Washington e Kiev também tem se deteriorado, com Trump e sua equipe criticando abertamente o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Nos últimos meses, o tom de Trump em relação a Putin também mudou, tornando-se mais duro. Recentemente, o ex-presidente afirmou que o líder russo “ficou completamente louco”.