Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os militares americanos “liquidaram” um terceiro barco com drogas vindo da Venezuela, embora o Pentágono tenha detalhado até agora apenas duas dessas ações.
“Parem de enviar drogas para os Estados Unidos”, disse Trump nesta terça-feira (16), ao deixar Washington para uma viagem a Londres. “Na verdade, derrubamos três barcos, não dois, mas vimos dois.”
Trump não forneceu mais detalhes sobre o ataque, mas alertou o líder venezuelano Nicolás Maduro para que pare de enviar narcóticos e criminosos de seu país para os EUA.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (15), Trump publicou nas redes sociais detalhes do segundo ataque, incluindo um vídeo que mostrava uma embarcação rolando nas ondas em águas não identificadas. Após alguns segundos, a embarcação é consumida por uma enorme bola de fogo. Trump afirmou que o ataque “resultou na morte em combate de três terroristas do sexo masculino.” Ele disse a repórteres na Casa Branca, ainda na segunda-feira, que os EUA estão prontos para atacar cartéis de drogas tanto em terra quanto no mar.
No mês passado, Trump ordenou um ataque que, segundo o Pentágono, deixou 11 mortos em outro barco supostamente transportando drogas.
A campanha aumentou a tensão com a Venezuela e provocou objeções de alguns países vizinhos da América Latina. Também houve críticas internas de especialistas jurídicos e alguns membros do Congresso, que argumentaram que os EUA não estavam sob ameaça imediata e que o ataque poderia não ter sido legal, pois as pessoas no barco não eram combatentes militares e os EUA e a Venezuela não estão em guerra.
Na segunda-feira, Maduro classificou as ações dos EUA como uma agressão e afirmou que não há comunicação entre os governos de Caracas e Washington.
© 2025 Bloomberg L.P.
