Trump diz que é “extremamente difícil” fechar um acordo com Xi Jinping

China e os EUA estão em desacordo em uma série de questões e ainda precisam confirmar os planos para uma ligação entre seus líderes

Felipe Moreira

Donald Trump e Xi Jinping durante encontro de líderes no G20 em Osaka, Japão - 29/06/2019 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
Donald Trump e Xi Jinping durante encontro de líderes no G20 em Osaka, Japão - 29/06/2019 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)

Publicidade

Em uma publicação no Truth Social nesta quarta-feira (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que era “extremamente difícil” fechar um acordo com o presidente da China, Xi Jinping, poucos dias após Washington acusar Pequim de violar um acordo sobre tarifas.

“Gosto do Presidente XI da China, sempre gostei e sempre gostarei, mas ele é MUITO DURO E EXTREMAMENTE DIFÍCIL DE FAZER UM ACORDO”, escreveu Trump.

Washington e Pequim se acusam mutuamente de violar o acordo comercial firmado na Suíça em 12 de maio. O pacto previa uma suspensão de 90 dias da maioria das tarifas, além da ampla revogação das contramedidas comerciais da China contra os Estados Unidos, impostas desde o início de abril.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

No entanto, a China não reduziu significativamente as restrições à exportação de terras raras, contrariando as expectativas de Washington. Além disso, Pequim criticou os EUA por intensificarem os esforços para limitar o acesso da China a tecnologias avançadas. Na semana passada, o governo Trump anunciou ainda a revogação de vistos para estudantes chineses.