Trump diz que avaliará acordos comerciais nas próximas semanas

Trump e as principais autoridades dizem que estão negociando muitos acordos econômicos

Reuters

O Presidente dos EUA, Donald Trump, observa enquanto assina ordens executivas e proclamações no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., em 5 de maio de 2025. (REUTERS/Leah Millis)
O Presidente dos EUA, Donald Trump, observa enquanto assina ordens executivas e proclamações no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., em 5 de maio de 2025. (REUTERS/Leah Millis)

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (06) que ele e as principais autoridades do governo analisarão nas próximas duas semanas os possíveis acordos comerciais  para decidir quais serão aceitos.

Trump e as principais autoridades dizem que atualmente negociam muitos acordos econômicos com países em meio a uma guerra comercial que ameaçou a economia global, disse ele, acrescentando que espera resultados nas próximas duas semanas.

Os comentários foram feitos antes de uma reunião bilateral entre Trump e o primeiro-ministro canadense Mark Carney, em um momento em que os dois aliados de longa data enfrentam uma disputa comercial.

Organize sua vida financeira com a IA

Trump afirmou que as discussões sobre o Acordo Estados Unidos-México-Canadá podem ser renegociadas. O USMCA foi assinado durante o primeiro mandato de Trump e deve expirar no próximo ano.

Trump disse, no entanto, que não está exatamente buscando estender o acordo de livre comércio. Ele afirmou que consideraria uma renegociação do acordo comercial, mas questionou “se isso é mesmo necessário”.

Carney acrescentou: “É uma base para uma negociação mais ampla. Algumas coisas terão que mudar”.

Continua depois da publicidade

Trump também disse que a China quer negociar um acordo comercial para acabar com as tarifas concorrentes.

“Eles querem negociar e querem se reunir”, afirmou. “E nós nos reuniremos com eles no momento certo.”

(Reportagem de Steve Holland e Jarrett Renshaw)