Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (10) que “adora a inflação” ao comentar os dados mais recentes do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mostraram alta anual de 4,2% — o maior nível em três anos.
A declaração foi dada durante conversa com jornalistas no Salão Oval, horas depois da divulgação do indicador. Questionado se estava preocupado com a aceleração da inflação, Trump respondeu que não e afirmou que os números foram “ótimos”.
“Eu adoro a inflação”, disse o presidente. Segundo ele, os preços devem cair “como uma pedra” quando terminar a guerra dos Estados Unidos contra o Irã.
A fala provocou reação de democratas nas redes sociais. O governador de Illinois, JB Pritzker, escreveu no X que “as pessoas não conseguem alimentar suas famílias” e que, para Trump, esse sofrimento seria uma piada. O senador Andy Kim, de Nova Jersey, também republicou o vídeo com a frase do presidente.

CPI mostra inflação “teimosa” em serviços e risco de alta de juros nos EUA continua
Alta em energia pelo terceiro mês consecutivo reflete impacto direto do conflito no Irã; especialistas veem risco da necessidade de uma alta de juros no ano crescendo

Inflação CPI dos EUA sobe 0,5% em maio, em linha com o esperado pelo mercado
Na base mensal, a expectativa de economistas consultados pela Reuters era de alta de 0,5% em maio
Trump associou essa expectativa a uma declaração sobre petróleo e navios. O presidente afirmou que os EUA estariam “retirando milhões de barris de petróleo” e mencionou ainda uma operação noturna envolvendo 22 embarcações.
Apesar da aceleração do índice cheio, o núcleo do CPI — que exclui alimentos e energia, itens mais voláteis — avançou 2,9% em 12 meses, em linha com as previsões de economistas.