Publicidade
O presidente Donald Trump afirmou que não acha que o valor do dólar americano tenha caído demais, dizendo que a moeda está “indo muito bem” e que espera que os valores das divisas oscilem.
“Não, eu acho ótimo”, disse Trump a repórteres em Iowa nesta terça-feira, ao ser questionado se estava preocupado com as perdas do dólar, que levaram a principal moeda de reserva do mundo ao nível mais fraco em quase quatro anos. “Eu acho que o valor do dólar — veja os negócios que estamos fazendo. O dólar está indo muito bem.”

Trump reformula operações em Minneapolis enquanto Casa Branca tenta controlar danos
Casa Branca tenta acalmar a indignação nacional sobre a segunda morte a tiros de um cidadão norte-americano neste mês por agentes federais

Ações de saúde caem nos EUA com proposta de Trump para o Medicare Advantage
UnitedHealth tinha perdas de mais de 13%. Elevance Health perdia 7,1% e Centene também tinha baixa de 7,3%
“Eu quero que ele apenas encontre seu próprio nível, o que é o mais justo”, acrescentou.
Aproveite a alta da Bolsa!
Os comentários de Trump vêm no momento em que o Bloomberg Dollar Spot Index registra sua queda de quatro dias mais acentuada desde que ele anunciou suas amplas tarifas, em abril. O índice tocou a mínima da sessão imediatamente após as declarações do presidente.
A queda do dólar também impulsionou outras moedas, com o iene japonês voltando a se fortalecer.
Trump sugeriu nesta terça-feira que poderia manipular a força do dólar, dizendo: “Eu poderia fazê-lo subir ou cair como um ioiô.” Mas apresentou isso como algo indesejável, comparando à contratação de trabalhadores desnecessários apenas para inflar números de emprego, enquanto criticava economias asiáticas que, segundo ele, tentam desvalorizar suas moedas.
Continua depois da publicidade
“Se você olhar para a China e o Japão, eu vivia brigando com eles, porque eles sempre queriam desvalorizar o iene. Sabia disso? O iene e o yuan, e eles sempre queriam desvalorizar. Eles desvalorizam, desvalorizam, desvalorizam”, disse Trump.
“E eu dizia: não é justo vocês desvalorizarem, porque é difícil competir quando eles desvalorizam. Mas eles sempre insistiam: ‘não, nosso dólar é ótimo’”, completou.
© 2026 Bloomberg L.P.