Publicidade
WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará suas decisões sobre acordos comerciais nesta semana, mesmo que as negociações separadas com a China e a União Europeia continuem, disse o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, nesta terça-feira, antes do prazo de 1º de agosto imposto por Trump para a entrada em vigor de tarifas comerciais.
As autoridades dos EUA e da União Europeia ainda estão discutindo as tarifas de aço e alumínio, bem como as regulamentações de serviços digitais, seguindo a estrutura de um acordo entre as partes anunciado no domingo, disse Lutnick à CNBC em uma entrevista, acrescentando que as negociações com a China também são “algo próprio”.
“Mas, para o resto do mundo, teremos tudo pronto até sexta-feira”, disse ele na entrevista.
Continua depois da publicidade
Perguntado sobre as incertezas remanescentes em torno do acordo entre os EUA e a UE, Lutnick disse que Trump está trabalhando “para fazer as coisas agora”.

Trump anunciará tarifas “massivas” sobre fármacos em 2 semanas, diz secretário
O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick disse que nova taxação será voltada para todas as empresas do setor que não tenham fábricas nos EUA

Trump diz que não está buscando cúpula com Xi, mas pode visitar China
“Eu posso ir à China, mas seria apenas a convite do presidente Xi, convite que já foi feito. Caso contrário, não tenho interesse!”, disse Trump no Truth Social
Ele disse que os produtos farmacêuticos foram uma parte fundamental do acordo com a UE, de modo que os medicamentos fabricados nos países europeus — que abrigam vários dos principais fabricantes de medicamentos — teriam seus produtos incluídos na tarifa de 15%.
“Era importante para eles que os produtos farmacêuticos fizessem parte do acordo com 15%, porque o presidente Trump apresentará nas próximas duas semanas sua política farmacêutica, e ela será mais alta”, disse ele.
(Reportagem de Susan Heavey e Andrea Shalal)