Trump ataca Otan, Powell e governador da Califórnia em publicações na Truth Social

Presidente afirma que aliança militar poderia conter imigração ilegal e critica Powell e Newsom em postagens nas redes

Estadão Conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula durante o 56º Fórum Econômico Mundial (WEF) anual em Davos, Suíça, 21 de janeiro de 2026. REUTERS/Jonathan Ernst
O presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula durante o 56º Fórum Econômico Mundial (WEF) anual em Davos, Suíça, 21 de janeiro de 2026. REUTERS/Jonathan Ernst

Publicidade

O presidente Donald Trump sugeriu, na noite desta quinta-feira, 22, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seja invocada para ajudar a proteger a fronteira americana com o México, com o objetivo de barrar “invasões de imigrantes ilegais”. O apoio da aliança militar, segundo ele, liberaria os agentes de fronteira para outras tarefas.

A declaração foi publicada na rede Truth Social, em meio a outras publicações com ataques ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e ao governador da Califórnia, Gavin Newsom.

Na postagem sobre Powell, o presidente americano disse que as taxas de hipoteca caíram ao nível mais baixo em três anos nos Estados Unidos, apesar do presidente do Fed, a quem voltou a chamar de “Jerome Muito Atrasado Powell” por manter os juros elevados. “Isso apenas mostra que ele estava errado o tempo todo, porque o mercado está superando sua obstinação”, afirmou Trump.

Aproveite a alta da Bolsa!

Em relação a Newson, o presidente americano disse que o governador democrata da Califórnia não deveria ter ido ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, pois se “tornou uma piada” no evento. Trump afirmou que Newsom deveria ter se concentrado em ajudar os afetados pelos incêndios florestais na Califórnia.

O governador é cotado para concorrer à presidência em 2028, mas Trump disse ser “inimaginável” vê-lo disputar pela Casa Branca por ter levado a Califórnia “à ruína”.