Trabalhistas britânicos têm vantagem de 30 pontos sobre conservadores, diz pesquisa

Levantamento dá ao Partido Trabalhista 48% das intenções de votos, ante 18% para os conservadores, hoje no poder, no pior resultado para Rishi Sunak desde que ele se tornou primeiro-ministro há 18 meses

Reuters

O líder trabalhista Keir Starmer discursa em Mansfield - 4/5/2024 (Reuters/Craig Broug)

Publicidade


Londres (Reuters) – O Partido Trabalhista britânico, de oposição, aumentou sua liderança sobre os conservadores, do primeiro-ministro Rishi Sunak, chegando a 30 pontos de vantagem, de acordo com uma pesquisa YouGov para o jornal Times.

A pesquisa, que antecede a eleição deste ano, colocou o Partido Trabalhista com 48% e os conservadores, atualmente no poder, com 18%, o pior resultado para Sunak desde que ele se tornou primeiro-ministro há 18 meses, de acordo com o Times.

A diferença entre os dois partidos foi a maior desde outubro de 2022, quando o apoio aos conservadores caiu nas semanas após o colapso financeiro causado pelo mini-orçamento da antecessora de Sunak, Liz Truss, que renunciou ao cargo.

Continua depois da publicidade

Essa é a primeira pesquisa desde que as eleições locais e para prefeito na semana passada infligiram grandes derrotas aos conservadores.

Uma pesquisa anterior do YouGov/Times, publicada em 2 de maio, apontava os trabalhistas com uma vantagem de 26 pontos.

As pesquisas têm dado aos trabalhistas uma vantagem de cerca de 20 pontos sobre os conservadores, antes da eleição que Sunak disse que espera convocar no segundo semestre do ano.

Continua depois da publicidade

Os conservadores estão no governo, seja em coalizão ou sozinhos, desde 2010, com um mandato marcado em grande parte pela votação para deixar a União Europeia e pelo escândalo sobre a forma como lidaram com a crise da Covid. Nesse período, o país teve cinco primeiros-ministros diferentes.