Taiwan diz que drone chinês fez voo “provocativo” sobre ilha do Mar do Sul da China

Taiwan, governada democraticamente e reivindicada ‌pela China como seu ‌próprio território, relata atividades militares chinesas em seu entorno

Reuters

Publicidade

Um ‍drone de reconhecimento ⁠chinês sobrevoou brevemente as Ilhas Pratas, ‍controladas por Taiwan, na extremidade superior do Mar do Sul ‌da China, neste sábado, no que o Ministério da Defesa de Taiwan chamou de uma ação ‘provocativa e irresponsável’.

Taiwan, governada democraticamente e reivindicada ‌pela China como seu ‌próprio território, relata atividades militares chinesas em seu entorno quase que diariamente, incluindo drones, embora eles raramente entrem no espaço ‌aéreo taiwanês.

LEIA MAIS:

Continua depois da publicidade

EUA e Taiwan fecham acordo para cortar tarifas e destravar investimentos em chips

China anuncia exercícios militares em Taiwan em alerta contra separatistas

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que o ​drone de reconhecimento chinês foi detectado na madrugada de sábado, aproximando-se das Ilhas Pratas, e voou em seu espaço aéreo por oito minutos em uma altitude fora do alcance das armas antiaéreas.

‘Depois que nosso lado transmitiu avisos ​em ⁠canais internacionais, ⁠ele partiu às 05h48’, disse em um ‌comunicado.

‘Essas ações altamente provocativas e irresponsáveis do Exército de Libertação Popular prejudicam seriamente a ‍paz e a estabilidade regionais, violam as normas legais internacionais ​e serão ‌inevitavelmente condenadas’, acrescentou.

As forças armadas de Taiwan ‍continuarão a manter vigilância e monitoramento rigorosos e responderão de acordo com as regras rotineiras de prontidão de combate, disse o ministério.

Tópicos relacionados