Publicidade
A Suprema Corte dos Estados Unidos permitiu nesta quarta-feira (1º) que a diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, permaneça em seu cargo enquanto aguarda a fase de sustentações orais dos advogados, em janeiro, sobre se o presidente Donald Trump possui base legal para demiti-la, segundo reportagem da CNBC.
A decisão representa um revés para Trump, que solicitou repetidamente, sem sucesso, que os tribunais federais autorizassem a demissão imediata de Cook do Conselho de Governadores do Fed.

Shutdown nos EUA: democratas e republicanos trocam acusações por crise; veja razões
Democratas defendem subsídios de saúde, enquanto republicanos acusam oposição de ação deliberada para atingir Trump; divergências levaram ao primeiro shutdown desde 2019

Trump diz que EUA estão próximos de finalizar “acordo” de R$ 2,6 bilhões com Harvard
Negociações entre governo e universidade avançam para resolver impasse sobre financiamento federal, com foco em programas de capacitação profissional e ensino de IA
O caso surgiu a partir de uma denúncia criminal apresentada pelo diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional, Bill Pulte, que acusou Cook de fraude ao declarar mais de um imóvel como residência principal ao solicitar hipotecas, possivelmente para obter taxas de juros mais baixas. Cook possui propriedades em Michigan, Geórgia e Massachusetts.
Continua depois da publicidade
Trump demitiu Cook com base nas alegações de fraude hipotecária, o que levou a governadora a entrar com uma ação judicial contestando sua demissão do Fed.