Suécia é oficialmente admitida como 32º membro da Otan

Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização, lembrou que, após mais de 200 anos de não-alinhamento, a Suécia goza agora da proteção concedida ao abrigo do Artigo 5 da organização

Roberto de Lira

Bandeiras dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
Bandeiras dos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

Publicidade

Após dois anos de negociações intensas, a Suécia foi oficialmente admitida nesta quinta-feira (7) como o mais novo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com a adesão, a Otan conta agora com 32 países entre os seus membros.

“Coisas boas acontecem para aqueles que esperam”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ao aceitar os documentos de adesão do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, que classificou o ato simbólico como “uma vitória da liberdade”.

Segundo comentário de Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização, este é um dia histórico. “A Suécia ocupará agora o seu lugar de direito à mesa da Otan, com uma palavra a dizer na definição das políticas e decisões”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, após mais de 200 anos de não-alinhamento, a Suécia goza agora da proteção concedida ao abrigo do Artigo 5 da organização, “a garantia definitiva da liberdade e segurança dos Aliados”.

Stoltenberg  comentou ainda que a Suécia traz consigo forças armadas capazes e uma indústria de defesa de primeira classe. A adesão do país, segundo ele, torna a Otan mais forte, a Suécia e toda a Aliança mais seguras. “A adesão de hoje demonstra que a porta da Otan permanece aberta e que cada nação tem o direito de escolher o seu próprio caminho.”

A bandeira da Suécia será hasteada ao lado das dos outros 31 Aliados numa cerimônia na sede da Otan em Bruxelas, na segunda-feira (11) e simultaneamente nos comandos da organização na Europa e na América do Norte.

Na conta da presidência dos Estados Unidos na rede X, o presidente Joe Biden também saudou  a chegada de mais um integrante na aliança.

“Hoje, tenho a honra de dar as boas-vindas à Suécia como 32º Aliado da Otan. Há 75 anos, quando criada, o presidente Truman disse que a Aliança ‘criaria um escudo contra a agressão e o medo da agressão’. Esse escudo – e a segurança transatlântica – está mais forte do que nunca”, escreveu.

Tanto a Suécia como a Finlândia entraram com pedido de adesão à aliança militar tão logo a Rússia invadiu a Ucrânia, em 2022. A Finlândia tornou-se o 31º membro da Otan no ano passado.