Shein investiga uso de imagem de Luigi Mangione em anúncio de camisa na plataforma

Gigante removeu foto de acusado de matar CEO nos EUA, após suspeita de uso de inteligência artificial para criar imagem promocional

Gabriel Garcia

(Reprodução/Shein)
(Reprodução/Shein)

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A gigante da moda Shein iniciou uma investigação após a descoberta de que uma imagem de Luigi Mangione, acusado de assassinar o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, foi usada como modelo de um anúncio de camisa em seu site.

A foto, que mostrava Mangione vestindo uma camisa branca de mangas curtas, foi removida assim que a empresa tomou conhecimento do caso.

A imagem, que gerou especulações sobre ter sido criada por inteligência artificial (IA), apresentava uma semelhança de 99,9% com fotos reais de Mangione usadas em processos judiciais, segundo análise da ferramenta Amazon Rekognition.

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Especialistas em IA ouvidos pela BBC apontaram indícios de manipulação digital, como iluminação e texturas incomuns, sugerindo que a imagem pode ter sido gerada ou alterada por algoritmos.

Shein afirmou que a foto foi fornecida por um vendedor terceirizado e que está reforçando seus processos de monitoramento para evitar que situações semelhantes ocorram.

A empresa ressaltou ainda que possui padrões rigorosos para todas as listagens em sua plataforma e que tomará as medidas cabíveis contra o responsável.

O caso de Luigi Mangione ganhou repercussão nacional nos EUA, com debates acalorados sobre o sistema de saúde privado e manifestações de apoio ao acusado, que enfrenta acusações de assassinato e perseguição.

A controvérsia em torno de sua imagem já havia afetado outras empresas, como Etsy e Amazon, que removeram produtos relacionados ao caso.

Enquanto isso, Mangione segue aguardando julgamento, tendo se declarado inocente das acusações federais.