Publicidade
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (28), um projeto de lei que derruba as tarifas comerciais impostas pelo governo Donald Trump ao Brasil. A resolução contou com 52 votos favoráveis – incluindo cinco republicados – e 48 contrários.
Os senadores contestaram a base legal para a aplicação de tarifas adicionais de 50% ao Brasil a uma série de produtos, como petróleo, café e suco de laranja. A proposta foi apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia.
O projeto, porém, tem poucas chances de ser aprovado na Câmara, já que a outra Casa do Legislativo dos Estados Unidos aprovou uma norma que impedem que os deputados questionem as tarifas de Trump.

Trump quer reunião com democratas na próxima semana se shutdown terminar, diz senador
O líder dos Republicanos no Senado dos EUA, John Thune, fez pronunciamento após conversar com Trump

Lula entregou a Trump pasta vermelha com a posição sobre tarifaço; veja pedidos
Presidentes de Brasil e EUA se reuniram no domingo na Malásia
Dessa forma, o próprio Kaine afirmou que a votação teve caráter simbólico e procurou abrir um debate sobre as tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.
O projeto de lei surge em um momento de início das negociações entre os países e pode ser usada como trunfo pelos brasileiros. No texto aprovado, os senadores destacaram que, com as tarifas, o Brasil pode se aproximar ainda mais da China.
Aproveite a alta da Bolsa!