Rússia é suspeita de interferir em GPS do avião de Ursula Von der Leyen

"Recebemos informações da autoridade búlgara de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência flagrante da Rússia", disse um porta-voz

Estadão Conteúdo

Ursula von der Leyen em Sopot, na Bulgária
 31/8/2025   Divulgação via REUTERS
Ursula von der Leyen em Sopot, na Bulgária 31/8/2025 Divulgação via REUTERS

Publicidade

Um avião que transportava a presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, foi atingido por interferência de GPS ao sobrevoar a Bulgária em uma operação suspeita da Rússia, disse um porta-voz nesta segunda-feira (1).

O avião pousou em segurança no aeroporto de Plovdiv e von der Leyen continuará sua planejada turnê de quatro dias pelas nações da União Europeia que fazem fronteira com a Rússia e a Belarus, disse a porta-voz da comissão, Arianna Podestà.

“Podemos, de fato, confirmar que houve interferência no GPS”, disse Podestà. “Recebemos informações da autoridade búlgara de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência flagrante da Rússia.”

Continua depois da publicidade

Podestà comentou que von der Leyen viu “em primeira mão os desafios diários das ameaças vindas da Rússia e seus sistemas” durante sua viagem. “E, claro, a UE continuará a investir em gastos com defesa e na prontidão da Europa ainda mais após este incidente”, acrescentou.

A Bulgária emitiu uma declaração dizendo que “o sinal de satélite usado para a navegação GPS da aeronave foi interrompido. À medida que a aeronave se aproximava do Aeroporto de Plovdiv, o sinal de GPS foi perdido.”