Roubo no Louvre: coroa de diamantes é encontrada; investigação segue

Foram roubadas nove peças da coleção de Napoleão e da imperatriz na Galeria de Apolo

Agências de notícias Equipe InfoMoney

Publicidade

Duas peças roubadas neste domingo (19) do Museu do Louvre, em Paris, foram encontradas, segundo informações da imprensa francesa. Uma delas é a coroa imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão Bonaparte. As joias estavam na rua, perto do local. O roubo vem chamando a atenção porque durou sete minutos e os criminosos invadiram o local assim que o Louvre foi aberto ao público.

Foram roubadas nove peças da coleção de Napoleão e da imperatriz na Galeria de Apolo. O espaço guarda a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa e até agora o que se sabe é que fora roubados um colar, uma tiara e um broche.

Segundo o jornal Le Parisien, a coroa da imperatriz Eugênia, com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, está quebrada. A outra peça também foi recuperada – mas não foi identificada.

Continua depois da publicidade

Entre as peças roubadas estão duas coroas, um colar, um par de brincos, um conjunto de colar e brincos e um broche, além de outras joias “de um valor inestimável”, conforme mencionou ministro do Interior francês, Laurent Nuñez. Os criminosos fugiram em scooters depois do roubo.

As peças roubadas estavam protegidas por vitrines de vidro. E os visitantes do museu foram retirados rapidamente – não houve feridos.

Outros roubos

O caso vem chamando a atenção no mundo todo, mas não é a primeira vez que o Louvre enfrenta uma situação como essa. Ao longo do tempo, o que deve ser o museu mais famoso do mundo, já teve que lidar com alguns roubos, incluindo o furto da Monalisa e saque nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O incidente mais recente aconteceu há muitos anos. Em 1998, uma pintura do francês Camille Corot foi roubada e nunca mais foi recuperada.

A Mona Lisa foi roubada em 1911 e também sofreu vários ataques ao longo do tempo. Relembre os principais roubos do Louvre.

A galeria de Apolo

O galeria de Apolo é um espaço descrito como uma obra do rei Luís XIV, o “Rei Sol”. Conforme o site oficial do Louvre, após um incêndio, ele reconstruiu a sala no palácio em uma homenagem ao deus grego Apolo, que simbolizava a luz.

Continua depois da publicidade

O principal destaque da coleção da galeria é o diamante Regent, de 140 quilates, considerado um dos mais famosos do mundo. Ele é datado de 1698 na Índia e já foi o maior diamante conhecido no mundo. Segundo o Le Parisein, que ouviu uma fonte interna do Louvre, essa peça não foi roubada.

O Museu

O Louvre é o museu mais visitado do mundo, recebendo até 30.000 visitantes por dia. Abriga mais de 33.000 artefatos, incluindo itens antigos, esculturas e pinturas. A principal atração é a Mona Lisa, a obra de arte mais conhecida do mundo, além da Vênus de Milo e da Vitória de Samotrácia.