Republicanos indicam Mike Johnson para a disputa da presidência da Câmara dos EUA

Deputado da Louisiana é o quarto nome apontado pelo partido para a vaga de "speaker"; votação pode ocorrer nesta tarde

Roberto de Lira

Publicidade

O deputado Mike Johnson, da Louisiana, é o quarto indicado pelo Partido Republicano para disputar o cargo de presidente (“speaker”) da Câmara. A escolha foi feita em reunião na noite de terça-feira, após mais um dia no qual o partido expôs sua divisão interna. A expectativa é que Johnson coloque seu nome para a votação no plenário da Casa nesta tarde.

A escolha aconteceu após a desistência do deputado moderado e líder da maioria na Câmara Tom Emmer, de Minnesota, que mal recebeu a nomeação e passou a ser publicamente atacado pelo ex-presidente Donald Trump, que prefere um presidente da linha mais conservadora.

Embora não exista certeza de que Johnson conseguirá o difícil consenso de angariar os votos de 217 deputados republicanos, a imprensa dos EUA destacou que ele recebe apoio de grande parte das duas alas conflitantes do partido.

Continua depois da publicidade

A Câmara está com o cargo de “orador” vago desde 3 de outubro, quando Kevin McCarthy (Califórnia) foi destituído do cargo por um grupo mais radical de republicanos. Já houve quatro indicações de nomes para substituí-lo, mas apenas o conservador Jim Jordan, de Ohio, se submeteu a votações, perdendo em três oportunidades na semana passada.

Johnson tem 51 anos e é vice-presidente do Partido Republicano na Câmara desde 2021. Ele também preside o Comitê de Estudos Republicanos, a maior bancada conservadora da Câmara.