Publicidade
O Reino Unido aumentará os gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2027 e terá como meta 3% a longo prazo, cortando seu orçamento de desenvolvimento no exterior, disse o primeiro-ministro Keir Starmer nesta terça-feira.
“Este governo iniciará o maior aumento sustentado nos gastos com defesa desde o fim da Guerra Fria”, declarou Starmer ao Parlamento.
A mudança na estratégia de defesa do Reino Unido ocorre antes de Starmer voar para os Estados Unidos para se encontrar na quinta-feira com o presidente Donald Trump, que repetidamente pede que os membros da Otan, como Reino Unido, gastem mais em defesa.
Continua depois da publicidade
Os líderes europeus ficaram surpresos no início deste mês quando o governo de Trump deixou claro que a Europa precisaria se preparar para fornecer sua própria segurança, desencadeando uma série de atividades diplomáticas.
Starmer disse que escolhas difíceis precisavam ser feitas no interesse da segurança do país e que ele financiaria o aumento dos gastos com as Forças Armadas cortando o orçamento de ajuda de 0,5% do PIB para 0,3% em 2027.
“Também estabeleceremos uma ambição clara para que os gastos com defesa aumentem para 3% do PIB no próximo Parlamento”, acrescentou.
Sucessivos governos britânicos reduziram os gastos com a defesa desde a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, enquanto aumentavam os investimentos em saúde, bem-estar e educação.
A última vez que o Reino Unido gastou 3% do PIB com defesa foi em 1993/94.