Rave reúne 20 mil pessoas em zona militar na França com explosivos da 2ª Guerra

A principal preocupação das autoridades é a presença de munições não detonadas

Felipe Moreira

Foto: Kenko Tribouillard/AFP
Foto: Kenko Tribouillard/AFP

Publicidade

Mais de 20 mil pessoas se reuniram neste sábado (2) para uma festa rave ilegal, chamada nas redes sociais de “Bourges Teknival”, em uma área militar na França, ignorando os alertas sobre o risco de possíveis explosões de munições antigas, segundo a agência AFP.

O evento ocorre em um momento em que o parlamento francês busca endurecer a legislação contra festas não autorizadas. A proposta em análise no Senado prevê até seis meses de prisão e multa de 30 mil euros para envolvidos na organização.

A principal preocupação das autoridades é a presença de munições não detonadas. “Precisamos estar preparados para o pior, que seria a explosão de um artefato da Segunda Guerra Mundial”, afirmou o prefeito do departamento de Cher, Philippe Le Moing Surzur.

Continua depois da publicidade

Ele ainda afirmou que nem mesmo a Direção Geral de Armamentos da França, proprietária do terreno, tinha conhecimento preciso dos riscos.

Em condições normais, até agricultores precisam de autorização do Exército para acessar áreas próximas. Ainda assim, centenas de participantes atravessam o local a pé, sob a supervisão limitada de militares.

As autoridades orientaram que ninguém se aproxime das áreas arborizadas, consideradas de maior risco. No entanto, sem infraestrutura básica, como banheiros, muitos frequentadores acabam se dirigindo justamente a esses locais.

A prefeita de Cornusse também demonstrou preocupação com o aumento do público. Segundo ela, participantes que chegaram na sexta-feira indicaram que o sábado seria o ponto alto do evento, o que pode atrair ainda mais pessoas ao longo do dia.