Publicidade
A revista International Living divulgou a Annual Global Retirement Index, ranking que avalia os principais destinos no mundo para se aposentar. A pesquisa avalia o custo de vida, serviço de saúde, moradia, visto, clima e facilidade de adaptação.
Com os seres humanos vivendo 20 anos a mais do que a média de 1950 e um número crescente de pessoas que escolhem viver suas últimas décadas em um país diferente do seu de origem, a lista vem a calhar.
Neste ano, o novo país que ocupa a primeira colocação se destaca por milhares de ilhas pitorescas e turismo, mas a publicação destaca que vai além disso e “tem tudo o que é necessário para uma estadia permanente também.”
Continua depois da publicidade
Confira o ranking completo:
- Grécia
O programa “visto de ouro”, que garante residência a estrangeiros que façam um investimento mínimo de 250 mil euros é um dos mais acessíveis da Europa, segundo a revista. Também pontuou alto em clima, saúde e mercado imobiliário.
- Panamá
O país é o que lidera com folgas no quesito visto e benefícios. O programa Pensionados, que mira aposentados, oferece descontos interessantes, como 50% off em entretenimento, 30% em transporte, 25% em tarifas aéreas e 15% em contas médicas.
- Costa Rica
Costa Rica é o primeiro no ranking no quesito clima. 25% de seu território é de florestas protegidas e 99% de sua energia é renovável.
- Portugal
Os portugueses estão atrás apenas da França na categoria saúde e também pontua bem em clima e governança/desenvolvimento.
- México
México foi bem nas categorias para vistos e benefícios para aposentados, além de desenvolvimento e governança. A International Living destaca que as estradas são ótimas, internet rápida e infraestrutura moderna. Além de um relativo custo de vida baixo.
- Itália
A categoria que a Itália foi melhor foi a de afinidade, que mede a facilidade de integração ao ambiente. Também teve um ranking positivo na categoria saúde.
Continua depois da publicidade
- França
Segundo a revista, a França tem um serviço de saúde universal de primeira linha, o mais alto de todo o ranking. Também é um destino atrativo pelo clima, cultura e culinária.
- Espanha
O serviço de saúde e afinidade foram as categorias em que a Espanha melhor performou. No entanto, o custo de vida acende um alerta.
- Tailândia
O país está entre os destinos que melhor pontuaram em custo de vida, além de ter destaques positivos em clima, desenvolvimento e governança.
Continua depois da publicidade
- Malásia
O custo de vida, aliado ao desenvolvimento e governança, trouxe a Malásia para o top 10.
