Quem é o homem suspeito de tentar matar o premiê da Eslováquia

"Essa foi uma ação de um 'lobo solitário', cujos atos foram acelerados após ele ficar insatisfeito com os resultados das eleições presidenciais", afirmou o ministro do Interior da Eslovaquia

Equipe InfoMoney

Incidente com tiros após reunião do governo da Eslováquia em Handlova 15/5/2024 REUTERS/Radovan Stoklasa

Publicidade

Um homem foi indiciado nesta quinta (16) pela tentativa de homicídio do primeiro-ministro eslovaco Robert Fico. O suspeito não teve seu nome divulgado, mas a mídia local o identificou como um homem de 71 anos da cidade de Levice, oeste da Eslováquia. Ele pode ser condenado à prisão perpétua, segundo a legislação do país.

Fico está em estado grave, mas estável, após ser baleado diversas vezes, no que tem sido considerado por seus aliados como “um ataque político”.

O ministro do Interior Matus Sutaj Estok disse nesta quinta (16) que o suspeito agiu sozinho e participou de protestos contra o governo no passado. “Essa foi uma ação de um ‘lobo solitário’, cujos atos foram acelerados após ele ficar insatisfeito com os resultados das eleições presidenciais”, afirmou Estok. Em abril, Peter Pellegrini, um aliado de Fico, venceu o pleito.

Continua depois da publicidade

O crime

O atirador disparou cinco vezes contra Fico, atingindo o premiê no estômago e no braço. O ataque, em plena luz do dia, pegou a equipe de segurança do primeiro-ministro de surpresa. As imagens mostram diversos agentes colocando o premiê em um carro, enquanto outros detiveram o suspeito.

Fico foi levado de helicóptero para um hospital. Mais tarde, ele foi transferido para outra unidade hospitalar, onde médicos conseguiram estabilizar seu estado.

Nesta quinta, o diretor do hospital onde Fico está internado afirmou que sua condição é “muito grave” e que ele está em uma unidade de terapia intensiva.