Quatro pessoas morrem após invasão a depósito de alimentos da ONU em Gaza

Duas pessoas foram fatalmente esmagadas e outras duas morreram por ferimentos de bala quando a multidão forçou a entrada no depósito do Programa Mundial de Alimentos

Gabriel Garcia

(Reprodução/X)
(Reprodução/X)

Publicidade

Quatro pessoas morreram após milhares de palestinos invadirem um depósito das Nações Unidas em Gaza, arrancando partes das paredes metálicas do prédio em uma tentativa de encontrar comida.

Duas pessoas foram fatalmente esmagadas e outras duas morreram por ferimentos de bala quando a multidão forçou a entrada no depósito do Programa Mundial de Alimentos (PMA) em Deir al-Balah, na tarde de quarta-feira (28), segundo autoridades de saúde locais.

Um hospital de campanha da Cruz Vermelha informou que entre os feridos havia mulheres e crianças com ferimentos por bala. Imagens mostram multidões gritando e empurrando para dentro do prédio, enquanto outras pessoas lançavam sacos de farinha e caixas para a multidão.

Continua depois da publicidade

Ainda não está claro se os disparos partiram de forças israelenses, do Hamas, seguranças privados ou outros envolvidos.

“Hordas de pessoas famintas invadiram o depósito al-Ghafari em Deir al-Balah, no centro de Gaza, em busca de suprimentos alimentares que estavam pré-posicionados para distribuição”, afirmou o PMA em comunicado, alertando para as “condições alarmantes e em deterioração no LOCAL”.

“As necessidades humanitárias saíram do controle após 80 dias de bloqueio total de toda assistência alimentar e outras ajudas em Gaza”, acrescentou o comunicado. “Gaza precisa de um aumento imediato da assistência alimentar. Essa é a única forma de garantir que as pessoas não passem fome.”