Putin toma posse e diz estar aberto a diálogo em condições iguais com Ocidente

Ao iniciar seu quinto mandato à frente do país, presidente russo afirmou que diálogo internacional não deve ser mantido a partir de uma posição de força, mas livre de arrogância, presunção e senso de excepcionalidade

Roberto de Lira

Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tomou posse oficialmente nesta terça-feira (7) para mais um mandato à frente do país e declarou em um curto discurso que o Kremlin está pronto para se envolver em um diálogo internacional justo sobre segurança e estabilidade estratégica.

“O diálogo, particularmente sobre questões de segurança e estabilidade estratégica, é possível. No entanto, não deve ser mantido a partir de uma posição de força, mas deve ser livre de arrogância, presunção e senso de excepcionalidade. As partes do diálogo devem ser iguais e respeitar os interesses uns dos outros”, observou no discurso, segundo a agência Tass.

Putin enfatizou ainda que, juntamente com seus parceiros no processo de integração euroasiática e outros centros soberanos de desenvolvimento, a Rússia continuará trabalhando para estabelecer uma ordem mundial multipolar e um sistema de segurança igual e indivisível.

Continua depois da publicidade

Putin iniciou hoje seu quinto mandato como presidente. Nas eleições realizadas em março, ele teve 87,28% dos votos.