Putin discursa no Brics e defende sistema independente de pagamentos

Putin também afirmou que o "modelo liberal de globalização" estaria ultrapassado e que há um processo de mudança de ordem econômica mundial em curso

Camille Bocanegra Agências de notícias

Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu uso de moedas nacionais e sistema independente de pagamentos dentro do Brics, em discurso na 17ª Cúpula do Brics, neste domingo (6).

Putin também afirmou que o “modelo liberal de globalização” estaria ultrapassado e que há um processo de mudança de ordem econômica mundial em curso.

“Todos nós vemos que mudanças fundamentais estão ocorrendo no mundo. O sistema unipolar de relações internacionais, que servia aos interesses da chamada ‘bilhão dourado’, está se tornando coisa do passado”, disse ele.

Continua depois da publicidade

Putin também conclamou os países do Brics a intensificar a cooperação em uma série de esferas, incluindo recursos naturais, logística, comércio e finanças.

Os cinco principais membros do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — respondem por mais de US$28 trilhões em Produto Interno Bruto nominal em termos de dólares, enquanto o Grupo dos Sete responde por mais de US$51 trilhões, de acordo com o Fundo Monetário Internacional.

Putin falou por meio de um link de vídeo para a cúpula no Rio de Janeiro devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional que alega que ele é responsável por crimes de guerra na Ucrânia. Moscou diz que o mandado é infundado e sem sentido.

(com Reuters)