IFT-7 Starship final moments from the perspective of an airplane.pic.twitter.com/kHlHsewmq9
— Massimo (@Rainmaker1973) January 17, 2025
Publicidade
Um veículo não tripulado operado pela SpaceX explodiu durante um voo de teste na quinta-feira, 16, interrompendo temporariamente o tráfego aéreo à medida que pedaços da nave cruzavam o céu.
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/7lrFjGXzAi
— SpaceX (@SpaceX) January 16, 2025
A SpaceX lançou o foguete Starship de uma base no Texas, pouco depois das 17h30, pelo horário local. A espaçonave separou-se do propulsor logo após a decolagem, conforme projetado, mas em seguida explodiu, de acordo com uma transmissão ao vivo da missão.
Starship’s Raptor engines ignite during hot-staging separation. Super Heavy is returning to launch site for catch attempt pic.twitter.com/JaU8XJGua1
— SpaceX (@SpaceX) January 16, 2025
Pouco depois da desintegração, usuários de redes sociais começaram a postar vídeos do que aparentemente eram partes da espaçonave queimando no céu. O fundador e presidente da empresa, Elon Musk, republicou um dos vídeos, com o seguinte comentário: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”.
Continua depois da publicidade
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/aq91TloYzY
— SpaceX (@SpaceX) January 16, 2025
Musk disse que os dados iniciais indicaram um vazamento como causa explosão. A SpaceX informou que um incêndio começou na parte traseira do veículo, levando-o a se desintegrar e cair em áreas de risco pré-definidas no Oceano Atlântico. A empresa também disse que revisaria os dados do teste para entender melhor a causa do contratempo.
Holy crap!!!! This is a view of Starship breaking up from an airplane!
— Lincoln (@MobofJoggers) January 17, 2025
pic.twitter.com/KteXEfvuWS
A explosão fez com que aeronaves voando na região do Caribe mantivessem suas posições ou desviassem para outras rotas para evitar qualquer destroço potencial da espaçonave, segundo a Flightradar24, um serviço de rastreamento de aviação. Partidas do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood e do Aeroporto Internacional de Miami enfrentaram atrasos após o incidente com a espaçonave, de acordo com avisos publicados no site da Administração Federal de Aviação (FAA). Fonte: Dow Jones Newswires.