Procuradora de Manhattan responsável por processos do Caso Epstein é demitida nos EUA

Maurene Comey, filha do ex-diretor do FBI James Comey, trabalhou nos casos criminais contra Jeffrey Epstein e sua cúmplice Ghislaine Maxwell

Bloomberg

Maurene Comey em maio de 2025. Fotógrafo: Michael M. Santiago/Getty Images
Maurene Comey em maio de 2025. Fotógrafo: Michael M. Santiago/Getty Images

Publicidade

A filha do ex-diretor do FBI, James Comey, foi demitida do cargo de procuradora federal em Nova York, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Durante seu período no Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, Maurene Comey trabalhou em casos de tráfico sexual de grande repercussão, incluindo contra Jeffrey Epstein, sua cúmplice Ghislaine Maxwell e o rapper Sean “Diddy” Combs.

Maurene Comey disse, em uma mensagem para seus colegas de escritório vista pela Bloomberg, que foi “sumariamente demitida por meio de um memorando do Departamento de Justiça que não apresentou motivo para minha demissão.”

Continua depois da publicidade

Leia mais: Trump chama apoiadores de ‘fracos’ por acreditarem no que chama de ‘farsa’ Epstein

Comey alertou os colegas de que um desafio para os procuradores agora é apresentar casos “sem medo de retaliação.”

“Se um procurador de carreira pode ser demitido sem motivo, o medo pode infiltrar-se nas decisões daqueles que permanecem,” escreveu Comey na mensagem. “Não deixem que isso aconteça.”

Um porta-voz do Distrito Sul de Nova York (SDNY, na sigla em inglês) recusou-se a comentar sobre sua saída. Representantes da Casa Branca e do Departamento de Justiça não responderam aos pedidos de comentário.

Leia mais: Presidente da Câmara dos EUA contraria Trump e pede divulgação dos “Arquivos Epstein”

Desde que Trump voltou ao cargo em janeiro, o Departamento de Justiça tem demitido procuradores e funcionários administrativos ligados a investigações criminais anteriores contra o presidente, bem como investigações sobre os invasores do Capitólio dos EUA.

Continua depois da publicidade

O departamento também tem sido alvo de críticas de alguns apoiadores de Trump nos últimos dias devido ao seu manejo dos chamados arquivos Epstein. O pai de Maurene Comey foi demitido do cargo de diretor do FBI por Trump durante o primeiro mandato do presidente.

© 2025 Bloomberg L.P.